Atividade Física


Alongamento ajuda a prevenir lesões

A prática evita dores musculares e problemas ortopédicos


Alongamento ajuda a prevenir lesões

Os benefícios do alongamento são conhecidos. Ele ajuda a aquecer a musculatura e prevenir lesões, dores musculares e problemas ortopédicos. E, principalmente, a melhorar a mobilidade e tornar o corpo mais flexível.

Quem possui pouca flexibilidade, têm mais chances de sentir dores, que acabam comprometendo a realização de exercícios físicos. O alongamento pode ser realizado antes e depois das atividades físicas, desde que os exercícios praticados não tenham sido muito intensos. Quando nos esforçamos muito, o melhor é deixar o corpo descansar. Neste caso pode se abrir mão do alongamento.

Uma hora ideal para alongar é antes de dormir. Se os movimentos forem realizados de forma calma, ajudarão o corpo a ficar mais relaxado e o sono a ter mais qualidade.

A respiração é um elemento importante quando o alongamento é praticado. É preciso expirar durante o movimento, pois isso ajuda no processo de relaxamento e cria uma postura confortável para a coluna. Os movimentos devem ser iniciados pelos músculos primários: musculatura superior das costas, peitoral e musculatura posterior das coxas e glúteos. Em seguida, devem ser realizados os movimentos secundários: bíceps braquial (cabeça curta), extensor dos dedos, palmar longo e flexor superficial dos dedos.

Um cuidado importante, antes de iniciar o trabalho de alongamento, é se submeter a uma avaliação com profissional especializado. Ele também ajudará na orientação da execução dos movimentos. Quando os mesmos forem aprendidos, poderão ser repetidos em casa com mais segurança.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone