Atividade Física


Alongamento antes e depois da atividade física não deve ser esquecido

Benefícios incluem prevenção de lesões e aumento da flexibilidade


Alongamento antes e depois da atividade física não deve ser esquecido

Uma regra que todo mundo sabe, mas sempre esquece, é a prática de alongamento antes da atividade física. Quem esquece não sabe os benefícios que está perdendo.

Alongar os músculos é bom antes e depois de qualquer exercício. Previne lesões, aumenta a flexibilidade e o melhor de tudo, relaxa!

Não existe idade para começar a alongar os músculos, mas quando entramos na terceira idade, se temos o hábito de praticar alongamento; a circulação sanguínea, a mobilidade das articulações e o equilibrio corporal serão beneficiados.

A prática é recomendada pelo Portal do Ministério da Saúde. A publicação até cita um estudo publicado na Revista "Corpus et Scientia", que garante que alongar os músculos melhora a sensação bem estar emocional, a estética, o condicionamento e nos deixa menos propenso a dores físicas.

Nossos músculos têm tendência a encurtar se ficamos muito tempo parados. Já, se fazemos uma atividade desgastante, eles tendem a enrijecer. O alongamento leva os músculos de volta ao tamanho natural e os relacha depois do desgaste.

Inclusive, não precisa necessariamente ser praticado em função de uma atividade física. É muito bem vindo depois do período do sono, quando levantamos pela manhã; no intervalo do trabalho ou quando sentimos alguma tensão muscular.

Importante buscar o relaxamento nesse momento, manter o controle da respiração e realizar os movimentos lentamente. O Ideal, no início, é contar com orientação profissional, mas com a prática, a o alongamento pode ser realizado individualmente.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone