Atividade Física


Atividade física regular previne envelhecimento, garante pesquisa

Sedentarismo provocaria mais debilidade que o avanço da idade


Atividade física regular previne envelhecimento, garante pesquisa

Os benefícios proporcionados pela atividade física regular não param de surgir. Uma nova pesquisa realizada sobre o tema aponta que o exercício funciona como uma espécie de fonte da juventude, já que ficou provado que ele ajuda a retardar os efeitos do tempo. A pessoa fisicamente ativa promove uma significativa evolução na saúde muscular e óssea, além de melhorar a saúde de uma forma geral.

O estudo, baseado em recentes pesquisas sobre atletas seniores (com idades entre 65 anos ou mais, foi publicada no jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (JAAOS). A avaliação destes esportistas mostrou que o ato de exercitar-se regularmente, aliada a uma nutrição adequada, auxiliaram a diminuir o declínio articular e óssea comuns ao envelhecimento, como também ajudaram na preservação da saúde do organismo como um todo.

Assim, os autores da pesquisa estimulam a pratica de atividade física alegando que, o sedentarismo contribuiria em uma boa parte da deterioração, ao invés do envelhecimento causado pelo avanço da idade. Tanto que as consequências da atividade física para a manutenção da densidade óssea, da massa muscular, da função dos ligamentos e dos tendões e do volume das cartilagens seriam o segredo para a juventude do organismo e a preservação da saúde.

O estudo demonstrou ainda a importância de uma dieta adequada, aliada a atividade física na vida dos idosos. A recomendação dada aos atletas de alto nível é uma ingestão diária de proteína de 1,0 a 1,5 g / Kg, além de 6 a 8 g / Kg de carboidratos nos dias que antecedem as atividades de resistência. A pesquisa sugere ainda que a dieta alimentar dos idosos deve ser preparada individualmente, baseada no seu condicionamento físico. Principalmente naqueles que apresentem problemas de invalidez.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone