Atividade Física


Caminhar é preciso e não tem contra indicações!

A tradicional caminhada não tem contra indicações e pode ser uma boa forma de manter o corpo saudável e em forma


Caminhar é preciso e não tem contra indicações!

A caminhada pode ser considerada o tipo de atividade física mais abrangente

Caminhar não exige habilidade especial, equipamentos, parceiros, local específico, pode ser praticada por pessoas de todas as idades e não exige a realização de exames clínicos preventivos, a não ser em casos específicos como pessoas com obesidade mórbida ou alguém que sinta algum tipo de dor ou incômodo no corpo.

 

Veja também:

Confira o gasto calórico de outras atividades físicas

Saiba como diminuir a dor nas pernas após corridas ou caminhadas

Como evoluir da caminhada para corrida?

 

É uma prática absolutamente saudável, auxiliando no combate a doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Dados mostram ainda, que quem caminha com freqüência, tem mais possibilidades de largar o cigarro, pois a atividade ajuda a combater a ansiedade.

Segundo dados do Instituto do Coração de São Paulo, a caminhada está sendo inclusive recomendada para pacientes portadores do vírus da AIDS, que sofrem com problemas de acúmulo de gordura no abdômen. É que estes pacientes não podem ser submetidos a cargas físicas muito intensas e aí a caminhada é o melhor método para reduzir a gordura localizada.

O ideal é caminhar pelo menos 50 minutos quatro vezes por semana.

E não esqueça antes, de fazer alongamento e aquecer os músculos, pois muitas pessoas acham que a caminhada não precisa destes cuidados prévios, mas isso não corresponde à realidade. E procure utilizar um tênis confortável e adequado a esta prática, para evitar lesões nos pés e/ou nos tendões.

Estudo em Londres conclui que caminhada acelerada emagrece mais que academia

Se anda sem tempo de frequentar a academia e com poucas horas para se exercitar, não se desespere. Caminhe de forma acelerada pelo menos 30 minutos por dia. Um estudo realizado pela Escola de Economia de Londres, Reino Unido, descobriu que, quando realizada dessa maneira, a caminhada emagrece mais do que outras modalidades de atividade física.

No estudo foram avaliados relatórios da Pesquisa Anual de Saúde da Inglaterra dos últimos quatro anos, focando nas atividades responsáveis pelo aumento do condicionamento físico. Foi observado um padrão entre as pessoas que praticavam caminhadas rápidas todos os dias por no mínimo 30 minutos. O Índice de Massa Corporal (IMC) menor, como também a cintura mais fina, sem gorduras localizadas, especialmente mulheres e pessoas acima de 50.

Outro estudo, realizado pela USP de Ribeirão Preto, constatou que caminhar durante 40 minutos reduz a pressão arterial em até 24 horas após terminar o exercício. Isso ocorre porque durante a prática do exercício, o fluxo do sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a expandirem-se, ajudando a reduzir a pressão arterial.

Caminhar durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, que dá disposição ao organismo durante horas. Sem falar que o exercício melhora a qualidade do sono.

Confira nesse vídeo, como a cainhada pode ser o seu treino!

 

Caminhar por trilhas pouco exploradas, em meio à natureza é uma prática que ganha novos adeptos a cada dia

O trekking, também conhecido como caminhada ecológica ou enduro a pé, é uma forma especial de caminhada, onde os praticantes percorrem longas trilhas geralmente por dentro de florestas ou reservas naturais, unindo assim uma prática desportiva e lazer, pelo contato com as belezas naturais de diversas regiões.

Os percursos prevêem atravessar ruas, trilhas, subidas , descidas e até alguns obstáculos naturais. È bom não esquecer de ir preparado, usando roupas e tênis adequados a uma caminhada pela mata, assim como não esquecer de levar alimentos e bebidas não perecíveis e de fácil consumo, além é claro do protetor solar e repelente para insetos. Também não devem faltar mapas, bússolas e no caso de uma trilha num local desconhecido dos “trekkeiros” a presença de um bom guia é fundamental.

Hoje existem várias entidades e associações que divulgam e estimulam esta prática, chegando até a organizar competições. Muitas academias pelo país também realizam caminhadas por áreas naturais, na maioria das vezes aproveitando os finais de semana ou feriados. E por ser na verdade uma grande caminhada, o trekking não exige uma aptidão específica, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.

Mas atenção: além dos cuidados já descritos anteriormente, quem for praticar o trekking deve respeitar e preservar o meio ambiente. Portanto, lembre-se de não deixar lixo pelas trilhas, nem em rios, lagos ou cachoeiras, não fazer fogueiras na mata, nem destruir a vegetação e não perturbar os animais que encontrar pelo caminho. Afinal, esta é uma prática que visa além da atividade física a contemplação e a harmonia com a “Mãe Natureza”.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone