Atividade Física


Caminhos selvagens

Caminhar por trilhas pouco exploradas, em meio à natureza é uma prática que ganha novos adeptos a cada dia


Caminhos selvagens

O trekking, também conhecido como caminhada ecológica ou enduro a pé, é uma forma especial de caminhada, onde os praticantes percorrem longas trilhas geralmente por dentro de florestas ou reservas naturais, unindo assim uma prática desportiva e lazer, pelo contato com as belezas naturais de diversas regiões.

Os percursos prevêem atravessar ruas, trilhas, subidas , descidas e até alguns obstáculos naturais. È bom não esquecer de ir preparado, usando roupas e tênis adequados a uma caminhada pela mata, assim como não esquecer de levar alimentos e bebidas não perecíveis e de fácil consumo, além é claro do protetor solar e repelente para insetos. Também não devem faltar mapas, bússolas e no caso de uma trilha num local desconhecido dos “trekkeiros” a presença de um bom guia é fundamental.

Hoje existem várias entidades e associações que divulgam e estimulam esta prática, chegando até a organizar competições. Muitas academias pelo país também realizam caminhadas por áreas naturais, na maioria das vezes aproveitando os finais de semana ou feriados. E por ser na verdade uma grande caminhada, o trekking não exige uma aptidão específica, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades.

Mas atenção: além dos cuidados já descritos anteriormente, quem for praticar o trekking deve respeitar e preservar o meio ambiente. Portanto, lembre-se de não deixar lixo pelas trilhas, nem em rios, lagos ou cachoeiras, não fazer fogueiras na mata, nem destruir a vegetação e não perturbar os animais que encontrar pelo caminho. Afinal, esta é uma prática que visa além da atividade física a contemplação e a harmonia com a “Mãe Natureza”.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone