Atividade Física


Dores após o inicio da atividade física são comuns

Massagem e água quente e gelo ajudam a amenizar o desconforto


Dores após o inicio da atividade física são comuns

Se você se iniciou na prática da atividade física sabe que entre 24h e 48h após a realização do exercício podem ocorrer dores e desconfortos musculares. Isso ocorre devido ao fato de realizarmos atividades as quais não estamos acostumados. Geralmente, um banho quente ajuda a relaxar a musculatura, mas se a dor for muito intensa, outros cuidados serão necessários.

Dores ou desconfortos nas articulações podem ser mais graves. Se forem nos tornozelos, joelhos, cotovelos e pulsos devem ser imediatamente averiguadas, já que essas regiões não contam com a proteção dos músculos. Quando ocorrem são um indício que a dor não é muscular.

Quando a dor for num local específico, geralmente sinaliza lesão. Se a dor permanecer por mais de 2 semanas ou se piorar, o médico deve ser consultado, principalmente se não for amenizada com saco de gelo, água quente ou massagem.

Quem já pratica atividade física com intensidade, se ocorrerem dores, elas podem significar que houve excesso nos exercícios ou nas cargas. Quando isso acontece, ao invés de trazer benefícios, o exercício pode causar o efeito inverso, provocar danos ao organismo. O desconforto pode acontecer logo após a atividade ou alguns dias depois que ocorre o aumento da atividade física. Essa dor, conhecida como dor muscular tardia, é mais comum.

Portanto, se a dor ocorre, não significa que a atividade deva ser interrompida. Elas deixarão de existir quando o corpo for se acostumando a atividade. E se os limites forem respeitados.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone