Atividade Física


Exercite-se mesmo sem tempo

Saiba como incluir atividade física na sua rotina atarefada


Exercite-se mesmo sem tempo

Hoje todo mundo se queixa que o tempo é curto para cumprir as várias tarefas que envolvem profissão, casa e família. Como se exercitar em meio a essa agenda apertada? O acumulo dessas múltiplas atividades, aliada a vida sedentária, tem causado malefícios à saúde física e mental. Então, mesmo em meio a essa agenda apertada, não tem jeito. Vamos ter que encaixar o exercício dentro dessa rotina louca.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o sedentarismo aumenta à medida que a idade também avança. Entre os homens na faixa etária entre 18 e 24 anos, 60,1% praticam exercícios. Já aos 65 anos, a porcentagem cai para 27,5%. Entre as mulheres, na faixa etária entre 25 a 45 anos, 24,6% praticam exercícios. Com 65 anos, a porcentagem cai para 18,9%.

Quem deseja e principalmente, precisa sair da condição de sedentário tem que realizar atividades físicas, priorizando caminhadas, atividades como subir e descer escadas. Precisa igualmente manter um esporte regular, como atividades aeróbicas, dança, ginástica, etc. Com a prática, evitam-se doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações e até estresse e depressão.

Por isso, busque fazer pequenas caminhadas ao longo do dia, subir escadas, pedalar ao invés de usar o transporte público. Divida as atividades ao longo do dia em períodos de 15 minutos, se não pode se exercitar por 60 minutos seguidos. O importante é manter a regularidade. Nada de ser atleta de final de semana. É melhor realizar pequenas atividades ao longo do dia do que muitas no final de semana sem estar preparado para isso. Sempre que possível, alongue os músculos. Faça desses momentos, intervalos de relaxamento das atividades do dia-a-dia. Inclua família e amigos nessa pausa.

Troque a academia pela sua casa se o tempo estiver mesmo apertado. Mas antes, submeta-se a uma avaliação médica. Têm exercícios simples, mas igualmente eficientes, que se pode fazer no ambiente doméstico como abdominais, pular corda, levantar pesos com pote de mantimentos, livros, etc. Mesmo que seja por 30 minutos por dia. Se exercitar menos é melhor do que não praticar exercício nenhum.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone