Atividade Física



Hipertenso pode praticar atividade física?

Importante que o médico acompanhe, mas exercício físico deve fazer parte do tratamento...


Hipertenso pode praticar atividade física?

A hipertensão atinge 30% dos brasileiros. É uma doença de evolução lenta, assintomática e perigosa. Pode causar a morte por ataque cardíaco. O sedentarismo é um dos fatores de risco. Por isso a prática de atividade física, desde que sejam tomados cuidados especiais, é recomendada não só no processo de tratamento, como na prevenção.

Os exercícios mais indicados para o hipertenso são: caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros. Desde que praticados em intensidade moderada, de forma gradual, três vezes por semana e com a supervisão de um profissional. Além de terem sido muito estudados, esses exercícios são indicados pela facilidade de se auferir a pressão durante a prática em caso de necessidade.

Aliás, hipertensos que desejam dar início a uma atividade física, devem primeiro se submeter a avaliação do cardiologista e definir com ele o exercício mais indicado a sua condição de saúde.

A musculação também é uma prática recomendada aos hipertensos, desde que o peso da carga não ultrapasse 50%, para evitar sobrecargas ao coração. O fortalecimento dos músculos provocará impactos positivos na pressão arterial.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone