Atividade Física


Ioga ajuda a emagrecer?

Estudo conclui que o ioga pode ajudar no emagrecimento tanto quanto atividades aeróbicas como ciclismo e caminhada.


Ioga ajuda a emagrecer?

Uma pesquisa realizada sobre os benefícios do Ioga e publicada no “European Jounal of Preventive Cardiology” demonstrou que a atividade tem o mesmo efeito benéfico para a perda de peso, conseguindo manter a pressão arterial equilibrada da mesma forma que o ciclismo e a caminhada acelerada.

 

Veja também

Você está pronto para começar e não sabe como?

Calcule o gasto calórico da sua caminhada ou corrida

Ginseng: A energia da vida

 

A conclusão foi baseada num levantamento de 37 estudos, envolvendo aproximadamente 37 mil pessoas, realizados para comprovar os benefícios do Yoga. Os adeptos também obtiveram índices melhores na frequência cardíaca, colesterol e Índice de Massa Corpórea (IMC).

Os pesquisadores acreditam que a diminuição do estresse provocada pela atividade, que disciplina o corpo e a mente, pode ser a responsável pela melhora do desempenho do coração e do metabolismo. Tal conclusão demonstra que o Yoga pode influir de forma concreta e benéfica na saúde fisiológica.

Yoga é uma palavra de origem sânscrita, que significa união, integração e comunhão. A atividade também alivia problemas respiratórios, dores nas costas, o sistema nervoso e o cérebro. Possui o poder, segundo seus adeptos, de melhorar a autoestima, a autoimagem e a força de vontade.

Nos primeiros momentos da atividade, o praticante percebe de forma nítida uma desaceleração dos batimentos cardíacos e uma melhora na respiração. Com o tempo, ocorre o aprimoramento da flexibilidade, do equilíbrio, da força e da resistência muscular.
A atividade é recomendada para grávidas, pois ajuda a controlar a musculatura na hora do parto, através dos exercícios respiratórios que são praticados. E após o parto, as mamães podem retomar a atividade após duas ou três semanas, pois o Yoga ajuda a fortalecer o abdômen, permitindo ao útero voltar mais rapidamente ao tamanho normal, além de aumentar o fluxo de leite.

 

Pratique Yoga sobre um tapete que flutua na água

A nova modalidade, criada no Reino Unido, já chegou ao Brasil

Uma empresa inglesa, a Aquaphysical anda revolucionando os conceitos de Yoga pelo mundo, criando controvérsias e atraindo adeptos desde que criou a aquabase. Trata-se de um tapete inflável produzido com PVC militar que flutua sobre as águas. Sob o tapetinho aquático pessoas tem misturados posturas da Yoga com exercícios de alta intensidade.

Praticar as posturas sobre a prancha é Yoga ou não? Controvérsias a parte, muitas academias pelo mundo estão apostando na novidade e atraindo muitos adeptos. Apesar do alto custo da aquabase, que aqui estaria em torno de R$ 2.200. Sem a bomba para inflar a prancha. Inflada, ela pesa em torno de 10 quilos, mas assim como os tapetes comuns para a prática de Yoga, a aquabase pode ser enrolada e transportada para onde tiver água. Leva apenas um minuto para inflar.

Os exercícios sobre a prancha favorecem o trabalho muscular, pela dificuldade de de praticá-los em superfícies planas e estáveis. Também melhoram o condicionamento físico, promovem a queima de calorias (800 por aula) e ajudam na recuperação de lesões.

A Yoga aquática pode ser praticada em qualquer lugar com água parada, como piscinas, lagos e lagoas. Pode ser praticada individualmente ou em grupo, sempre na presença de um instrutor.

Os exercícios melhoram a frequência cardíaca, a circulação sanguínea, a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade e a consciência corporal.

Qualquer pessoa pode praticar a modalidade, mesmo as que estejam se recuperando de lesões.

Ioga também é coisa de homem!

Ioga ‘’é coisa de mulher’’. Por incrível que pareça ainda tem gente que pensa assim em pleno século XXI, associando os exercícios de ioga como algo apenas restrito ao universo feminino.

Bom, nem é preciso dizer que isso é apenas preconceito. A ioga não é ‘’para mulher’’ ou ‘’para homem’’. É para quem quiser e precisar. Inclusive, pode ser muito benéfica para o sexo masculino.

Isso mesmo, a ioga pode aumentar a flexibilidade, a postura e o equilíbrio do corpo dos homens e também ajudar num melhor poder de concentração, combatendo o estresse, a insônia e a depressão.

E uma boa notícia, visto que as doenças cardíacas são uma das maiores causas de mortes entre os homens: a ioga melhora a capacidade cardíaca. E ainda atinge uma área muito sensível ao homem, pois pode melhorar a resistência muscular.

Equipe Marcio Atalla




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone