Atividade Física



Já experimentou realizar exercícios sem sapatos?

Pesquisa americana conclui que o contato do pés com o solo melhora a postura


Já experimentou realizar exercícios sem sapatos?

Se você gosta de caminhar descalço, mas acaba cedendo ao tênis por recomendação dos especialistas em atividade física, pode dar sinal verde para os pés. Uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Havard, nos Estados Unidos, apontou diversos benefícios para quem realiza atividades físicas com os pés no chão. Entre elas estão a melhora da postura e até a prevenção do risco de lesões.

Alguns especialistas acreditam que os tênis invertem a pisada, devido à sola com salto e o acolchoamento do calçado. Esses dois itens impediriam o praticante de atividade física de usar o amortecimento natural do corpo, colocando a parte da frente e central do pé em contato com o chão, antes do calcanhar. Ou seja, começando a pisada pela parte traseira do pé, quando deveria iniciar pela dianteira. Dessa maneira, a pisada aumenta o risco de lesões em função da postura incorreta, causando desequilíbrio.

Essa instabilidade provocada pela pisada irregular pode afetar articulações, vértebras e até músculos. Já que o tornozelo não tem mobilidade, o joelho é forçado a fazer movimentos sem estar apto para isso, o que provocaria as lesões.

Que exercícios poderiam ser feitos descalço? Os denominados funcionais, musculação e até corrida. Como descalço a estabilidade se torna maior, o movimento tende a ser mais natural e seguro. E como o tênis comprime o pé, não permitindo que os músculos se expandam de forma correta, treinar descalço permite ter pés mais saudáveis por muito mais tempo. O problema residiria no tipo de solo, já que calçadas, praias e gramas podem conter objetos cortantes. O ideal é que o exercício seja praticado em pisotratado para receber esportistas que queiram se exercitar descalços.




Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone