Atividade Física


Mexendo o corpo contra a osteoporose

Atividade física adequada ajuda a prevenir uma doença que ataca milhões de brasileiros...


Mexendo o corpo contra a osteoporose

A osteoporose é uma enfermidade que afeta as articulações e os ossos, deixando-os tão fragilizados que eles podem sofrer fraturas ao mínimo impacto. É considerada uma das mais graves e comuns doenças ósseas ligadas ao envelhecimento e segundo dados de pesquisadores brasileiros, pode atingir até 15 milhões de pessoas anualmente no país.

As fraturas mais comuns provocadas pela osteoporose são as de punho, vértebras, costelas e principalmente as do fêmur, que muitas vezes levam à morte. E uma das melhores maneiras de evitar o aparecimento desta doença é através do fortalecimento da massa muscular, que também irá contribuir para fortalecer e até aumentar a massa óssea do corpo.

Atividades físicas como caminhar, correr, jogar tênis, peteca ou esportes coletivos como futebol, basquete e voleibol, são adequados no trabalho de prevenção. Aulas de dança também são adequadas, sendo outra arma para fortalecer os músculos e ossos do corpo.

Os exercícios aeróbicos podem ser combinados com a musculação, que aumenta a força dos músculos, auxiliando no ganho de massa óssea e diminuindo o risco de fraturas. Mas atenção: o paciente que já desenvolveu a doença deve ter uma atenção especial, tendo sempre seu programa de atividade física supervisionado por um médico e por um profissional de Educação Física.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone