Atividade Física


Mude o ritmo da caminhada e emagreça

Pesquisa afirma que alterar ritmo de exercício eleva gasto calórico


Mude o ritmo da caminhada e emagreça

A caminhada, que é considerado um dos mais eficientes exercícios, pode ser turbinada se alterarmos o ritmo das passadas quando a realizamos. A mudança na velocidade durante a atividade ajuda no processo de emagrecimento. A descoberta foi realizada por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

A variação da velocidade, segundo observaram os pesquisadores, aumenta em 20% o gasto calórico, enquanto que interromper e retomar o exercício promove um aumento de 8% na queima calórica.

Os resultados foram obtidos após testes com voluntários em laboratório, que realizaram caminhadas em esteiras ergométricas, tendo seus custos metabólicos monitorados, enquanto mudavam o ritmo de suas passadas, andavam perto do apoio na frente ou na parte de trás da esteira. Quando ocorria a mudança de ritmo, o custo metabólico, ou gasto calórico, se mostrava maior do que apenas caminhar em um ritmo constante. A mudança de velocidade leva o corpo a gastar mais energia, levando a um gasto calórico também maior.

A caminhada alternada pode ser praticada na esteira ou na rua. A atividade também ajuda a estabilizar a pressão arterial, a diminuir o colesterol, a melhorar a circulação do sangue, fortalecer os músculos do corpo e a aprimorar a postura corporal, ajudando a diminuir a ansiedade e o estresse.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone