Atividade Física



Ossos fortes!

Atividade física auxilia pacientes com osteoporose


Ossos fortes!

Quem tem osteoporose, doença crônica que fragiliza os tecidos dos ossos, pode praticar atividade física? E quem insiste em se exercitar nessas condições, corre risco de fraturas? Se forem realizados de forma certa e segura, de preferência com acompanhamento profissional, os exercícios até promovem uma melhora da doença, já que ajudam na recomposição da massa óssea.

O primeiro passo para iniciar uma atividade física é a visita ao médico. Ele irá avaliar as condições de saúde do paciente e também os riscos de possíveis fraturas. Como elas ocorrem em função de quedas, o melhor é optar por exercícios funcionais.

Quem já chegou ao estágio avançado da doença, deve ter maior cautela. O ideal é realizar exercícios aeróbicos de baixo impacto, como a caminhada ou dança, com exercícios de força, como os de musculação.

Além dos ossos, o praticante que tem osteoporose também precisa cuidar dos músculos. Se estão fracos em função da doença, a postura, agilidade e o equilibrio ficam comprometidos, o que também pode gerar fraturas.




Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone