Atividade Física


Passar maior parte do dia sentado anula efeito da atividade física

Conclusão foi de pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá


Passar maior parte do dia sentado anula efeito da atividade física

Você pratica exercícios regularmente, mas passa a maior parte do dia em estado sedentário? Sentado à sua mesa de trabalho a maior parte do tempo? Se isso acontece, saiba que os exercícios não anulam os riscos de comprometimento à sua saúde, embora amenizem os impactos.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, realizaram um estudo sobre o tema, sugerindo que os riscos são menores quanto maior for a atividade física, mas admitem que precisam estudar melhor o assunto e concluir quanto tempo é necessário para que uma atividade física anule os riscos de quem passa o resto do dia em estado de sedentarismo.

Uma boa alternativa é registrar quanto tempo passamos sentados diariamente. Os condutores da pesquisa acreditam que isso ajudará a provocar mudanças de comportamento, permitindo a criação de hábitos que acrescentem mais movimento ao nosso dia-a-dia.

Aquela tradicional recomendação dos especialistas em saúde, por exemplo, que prega que devemos nos levantar a cada meia hora, nem que seja para tomar um copo de água, ir ao banheiro ou dar uma volta no corredor do prédio onde trabalhamos. Em casa podemos substituir o controle remoto pelas pernas e aproveitar os comerciais de televisão para dar uma pausa na poltrona quando o programa for muito longo.

Segundo os cientistas da Universidade de Toronto, passar oito horas sentado aumente em 90% o risco de diabetes, 18% o risco de doença cardiovascular ou câncer e em 24% o risco de morte por questões de saúde.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone