Atividade Física


Abdominal tira a barriga?

Se você quer perder a barriguinha e anda fazendo muito abdominal com esse objetivo, pare e leia aqui o segredo para acabar com a barriga!


Abdominal tira a barriga?

Não adianta sonhar em perder a barriga e conquistar o desejado “efeito tanquinho” apenas com abdominais. Afinal, não passa de mito a história de que os abdominais fazem os pneuzinhos desaparecerem.

 

Veja também:

Corrida ajuda a queimar gordura abdominal

Gostaria de saber como posso perder gordura visceral, quais exercícios preciso fazer?

O que fazer para tentar enrijecer a barriga flácida?

 

Veja no vídeo o que Marcio Atalla tem a dizer sobre isso!

A verdade é que não há como perder muito peso praticando somente esse tipo de exercício porque ele não promove queima de gordura. Na realidade, eles são bons apenas para o fortalecimento dos músculos da região abdominal. Por exemplo, quem faz bastante abdominais até pode ganhar músculos durinhos no abdome. Só que eles ficam totalmente cobertos pelas camadas de gordura. Ou seja, a barriga continua lá: grande e sem definição alguma.

Já os exercícios próprios para queimar as gordurinhas são os aeróbicos, como corrida, natação, ginástica aeróbica, step ou spinning. Mas não é por isso que as abdominais são dispensáveis. Elas complementam o programa de exercícios aeróbicos: um queima gordura, enquanto o outro enrijece os músculos. Para entrar em forma, é muito importante seguir um programa de treinamento sério, que tem de ser elaborado e supervisionado por um profissional.

Além da prática de atividades físicas, para realmente entrar em forma é fundamental não esquecer de fazer refeições balanceadas. Uma dieta balanceada, que contenha frutas, verduras, legumes e cereais, é uma grande aliada na batalha por um corpo esbelto. Não esqueça que a dieta deve ser elaborada por um nutricionista.

Tome cuidado também com a postura. Quem tem o hábito de ficar sentado com os ombros curvados para a frente faz com que o peso do corpo caia sobre a barriga. Procure manter os ombros alinhados ao andar ou quando você está sentando. Não se iluda porque não existe milagre. Para emagrecer é preciso muita disciplina para seguir seu treinamento e paciência, além do acompanhamento de profissionais capacitados.

O melhor é que, quando sentir que não precisa mais encolher a barriga, você verá que seus esforços foram recompensados!

 

Mas se o objetivo é ganhar músculos na barriga, a prancha isométrica ajuda muito

O treino é antigo, mas nunca deixou de ser buscado em função de sua eficiência. Usando o próprio peso corporal como assessório, a prancha isométrica tem a facilidade de ser praticada em qualquer lugar e não necessitar de qualquer tipo de acessório. Não existe método melhor para conseguir um abdômen chapado. A prancha isométrica trabalha os principais grupos musculares do core, entre eles o transverso, o reto abdominal, o oblíquo externo e os glúteos. Quando fortalecemos esses músculos a tão sonhada barriga tanquinho começa a surgir.

De quebra, ocorre o fortalecimento da região lombar, amenizando dores nas costas e melhorando o desempenho no levantamento de peso e nos saltos. Além de ajudar a diminuir dores nas costas, o Conselho Americano de Exercício garante que a prancha isométrica fortalece os músculos do abdômen, o que ajuda a dar suporte às costas, especialmente na região superior.

A modalidade queima mais calorias do que os tradicionais abdominais. Inclusive quando estamos parados, já que os músculos do core se fortalecem por meio da prancha. A postura também melhora, assim como o equilíbrio. Muitos não imaginam, mas os músculos do abdômen têm grande influência na estabilidade do pescoço, ombros, peito e costas.

Outro grande benefício para quem faz prancha regularmente é o alongamento. Quando praticado de forma regular o exercício alonga vários grupos musculares como ombros, omoplatas e clavícula, assim como arcos e dedos dos pés.

 

Como ter a barriga chapada? Assista abaixo!

 

Estudo americano avaliou os exercícios abdominais mais eficientes para esculpir os músculos da barriga

Muito se fala da barriga tanquinho, mas ainda existem diversas dúvidas em relação aos melhores exercícios que consigam realmente definir os músculos do abdômen. Com o objetivo de sanar essas questões, o laboratório de biomecânica da

Universidade de São Diego, nos EUA, realizou uma pesquisa para avaliar os 13 abdominais mais praticados por quem se dedica a esculpir os músculos da barriga.

Participaram do estudo 30 homens e mulheres entre 20 e 45 anos. Foi utilizada uma técnica chamada eletromiografia, com o objetivo de checar quais músculos e com que intensidade eles eram trabalhados.

O resultado da pesquisa mostrou os exercícios mais eficientes para desenvolver a musculatura. O primeiro deles é o abdominal obliquo. Em seguida vem o abdominal inferior, que promove toda a contração da musculatura da região.

Abdominais realizados na bola suíça, promovem tonicidade e força. Os realizados com as pernas elevadas também aumentam a contração da musculatura do abdômen. Com os braços estendidos, a carga imposta aos músculos aumenta.

O acumulo de gordura abdominal, a também denominada gordura visceral, que fica entre os órgãos como fígado, pâncreas e intestino é prejudicial à saúde. Os exercícios, aliados a uma dieta saudável, com presença de frutas, fibras, legumes e verduras ajudarão a manter o perigo que essa gordura representa para o organismo e para a estética, distante.

 

Muito se fala da barriga tanquinho, mas ainda existem muitas dúvidas em relação aos melhores exercícios que consigam realmente definir os músculos do abdômen

Para sanar essas dúvidas o laboratório de biomecânica da Universidade de São Diego, nos EUA, realizou uma pesquisa para avaliar os 13 abdominais mais praticados por quem se dedica a esculpir os músculos da barriga.

Participaram do estudo 30 homens e mulheres entre 20 e 45 anos.

Foi utilizada uma técnica chamada eletromiografia, com o objetivo de checar quais músculos e com que intensidade eles eram trabalhados.

O resultado da pesquisa mostrou os exercícios mais eficientes para desenvolver a musculatura. O primeiro deles é o abdominal obliquo. Em seguida vem o abdominal inferior, que promove toda a contração da musculatura da região. Abdominais realizados na bola suíça, promovem tonicidade e força. Abdominais realizados com as pernas elevadas também aumentam a contração da musculatura do abdômen e com os braços estendidos, a carga imposta aos músculos aumenta.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone