Atividade Física


Salto alto: a beleza que prejudica a saúde

Desvios na coluna vertebral e dores nos joelhos são alguns dos problemas mais comuns


Salto alto: a beleza que prejudica a saúde

Não há como negar que, do ponto de vista estético, uma mulher que usa sapatos de salto alto pode ficar mais elegante e charmosa. Mas no que se refere à saúde, os ortopedistas não têm a mesma opinião. Seu uso pode comprometer os joelhos, coluna e ainda causar deformidades nos dedos, apenas citando alguns dos problemas.

Em entrevista ao Jornal do Brasil, o médico ortopedista Pedro Baches Jorge explica que o salto alto pode provocar uma lesão patelar, além de alterações no quadril e na coluna, no caso de uso excessivo.

De acordo com o ortopedista, as mulheres têm uma tendência natural a ter os joelhos voltados para dentro, o que contribui para a inclinação da patela – osso que protege a articulação do joelho, favorecendo o desgaste. Nas mulheres, os problemas nos pés são até quatro vezes mais frequentes e estima-se que mais de 3% da população acima de 55 anos pode sofrer com artrite no joelho. A dica para quem não quer abandonar o salto é optar por modelos mais confortáveis e largos, a exemplo dos saltos Anabela e os de bicos quadrados, pois proporcionam melhor distribuição do peso e consequente equilíbrio do corpo.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone