Atividade Física


Subindo pelas paredes

A escalada esportiva indoor é um excelente exercício físico, com menos riscos do que as escaladas tradicionais...


Subindo pelas paredes

Você gosta de escaladas? Sonha em escalar uma “parede” de rocha, mas tem preocupação com o alto risco de se escalar uma montanha, principalmente se for numa área coberta de neve como o Everest? Bom, que tal então fazer “alpinismo” dentro de uma sala, em condições de segurança muito mais favoráveis?

Hoje, já existem vários ginásios e academias com paredes que reproduzem situações semelhantes às das escaladas praticadas em montanhas. Estas paredes têm sulcos e aberturas onde os “alpinistas” indoor podem colocar pés e mãos para galgar altura. Os equipamentos são semelhantes às das escaladas tradicionais, com cinto e cordas de segurança, capacetes, luvas e calçados especiais. Existem vários níveis de dificuldade e os iniciantes geralmente não passam de 3,5m nas primeiras escaladas.

A escalada indoor é um esporte que mexe com quase toda a estrutura muscular do corpo. Aumenta a resistência, trabalha pernas, braços e abdômem e ajuda a alongar o corpo. Também auxilia a desenvolver o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, o raciocínio e consciência corporal.

Em princípio, é uma atividade física que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Mas como existe um certo risco, é bom sempre procurar praticar em locais onde haja instrutores qualificados para fazer o acompanhamento, usar os equipamentos necessários, respeitar as normas de segurança e também os limites do próprio corpo.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone