Atividade Física


Vôlei é ótima atividade física

Quem está em busca de condicionamento físico pode optar pela prática do vôlei.


Vôlei é ótima atividade física

Por exigir rapidez tanto do corpo como da mente, já que o vôlei é um jogo de estratégia, que pede repostas imediatas e certeiras, ele ajuda a prevenir patologias como o Mal de Alzheimer.

O esporte também ajuda na manutenção da saúde, na medida em que ajuda a prevenir doenças relacionadas ao sistema circulatório, respiratório e cardíaco. Também melhora a coordenação e aumenta o ganho de massa muscular, além de trabalhar o condicionamento aeróbico. E como o vôlei é um esporte que movimenta o corpo todo, ele aumenta o gasto calórico. Com a prática de 1 hora e 30 minutos de exercício é possível perder aproximadamente 600 kcal.

 

Veja também:

Crianças devem se exercitar desde cedo

Atividade física não causa artrose ao joelho

 

Alguns cuidados são necessários para quem deseja começar a praticar o esporte. O primeiro é relacionado ao alongamento que deve ser realizado corretamente. Aquecer antes de começar a treinar também é importante, pois evitará contusões nos joelhos, ombros e costas, região mais propensa a lesões principalmente para quem está acima do peso.

O Brasil não é só o país do futebol

Pode-se dizer, sem medo de errar, que também somos o país do voleibol. A seleção masculina de vôlei é tricampeã olímpica. Não é por acaso que o vôlei atraiu uma multidão de praticantes pelos ginásios, quadras e praias do Brasil.

É um esporte excelente para o melhor desenvolvimento da capacidade aeróbica do indivíduo. O vôlei também é ótimo para o fortalecimento dos ossos e articulações, principalmente os braços, ombros, joelhos, tornozelos e da coluna vertebral. Ajuda a melhorar a circulação do sangue e deixa o corpo mais forte para suportar esforços.

A atividade aeróbica deste esporte, além de aumentar a resistência física do praticante, auxilia na regeneração mais rápida das células, desenvolve enzimas importantes para o funcionamento metabólico aproveitando melhor os nutrientes ingeridos pelo organismo. Serve para queimar gorduras e os carboidratos, deixando o peso corporal em níveis adequados.

O voleibol também ajuda de forma indireta a prevenção de doenças cardiovasculares, pois é uma atividade que exige muita oxigenação, contribuindo para manter a frequência cardíaca no ritmo adequado, tanto em movimento ,quanto com o corpo em repouso e também auxilia na manutenção da pressão arterial dentro dos valores normais.

Pontos positivos e negativos

* Pontos positivos:
– Desenvolve a coordenacão motora
– Trabalha agilidade e concentração
– Aumenta a percepção cinestésica ( perceber o corpo em movimento)
– Esporte coletivo que prioriza coletivismo

* Desvantagens
– Risco de lesões nos ombros, joelhos e tornozelos, além de risco nas mãos e dedos
– Contra-indicado para pessoas com lesões préviasque se tornaram crônicas em articulações e, problemas graves de coluna e articulações

* Tempo desejável de prática:
– Pelo menos 2 meses, treinando 3x/semana já melhora a aptidão física e ao contato com a bola

* Gasto calórico médio
– Cerca de 250 a 500 kcal/h

* Indicado para:
– Pessoas que gostem de esporte coletivo, de reações rápidas e alto nível de concentração
– Pode ser praticado por todas as faixas etárias excluindo-se as pessoas com patolgias que contra-indiquem

* Conselho
Se você se identificar com este esporte não precisa ter 6 pessoas para jogar, atualmente pode-se jogar em duplas, trios ou quartetos também. Mãos à obra!

 

Breve história do Vôlei

O voleibol surgiu nos Estados Unidos em 1895. Quem inventou a nova moda foi William George Morgan, com 25 anos, que era chefe de Educação Física da “Associação Cristã de Moços” em Massachusetts.

Sua ideia era criar um esporte que tivesse pouco contato físico entre os adversários, por isso ele usou a rede para separar os times.

Na década de 1940, o voleibol já era reconhecido por todo mundo, e 7 anos depois foi criada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), em Paris, a fim de organizar as atividades relacionadas ao esporte, e até hoje o faz.

Em 1949, aconteceu o primeiro campeonato mundial de voleibol para homens na Checoslováquia, em que a Rússia foi campeã. Três anos depois, o campeonato passou a incluir mulheres no esporte.

A partir de 1964, o vôlei se tornou um esporte olímpico.

 

Voleibol no Brasil

No Brasil, o voleibol ficou inicialmente muito conhecido por ser um jogo para meninas. Com os anos, essa ideia mudou e desenvolvemos bastante o esporte por aqui. Além de sermos uma equipe internacionalmente respeitada, tanto no vôlei feminino como no masculino, ainda temos muitas vitorias e sucesso no vôlei de praia.
Regras do Voleibol

Uma partida tem 5 sets, cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos

Não existe tempo pré-determinado para cada set

Após o saque, a equipe só pode tocar três vezes na bola e passar pro campo adversário

Ganha a equipe que vencer três sets. Se houver empate nos sets, o 5º set é o decisivo.

 

Quantos jogadores tem o voleibol?

O vôlei de quadra é formado por duas equipes com 6 jogadores em cada, e mais 6 jogadores reserva para cada time. No vôlei de praia os jogos são de dupla.

Os fundamentos do Voleibol são:
Saques
Passes
Levantamentos
Ataques
Bloqueios

 

Quando se faz ponto no jogo?

Quando a bola cai antes de o time devolver.

 

Quando se perde pontos no vôlei?

As regras do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. Alguns exemplos de falta são:

Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes seguidas ou a bola bate em várias partes de seu corpo.

Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro ou em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para alcançar a bola.

Rotação: a mudança de posição entre os jogadores deve acontecer a cada ponto, se não acontecer de maneira correta, a equipe comete falta.

Rede: se jogar a bola entre o espaço das duas antenas próximas da rede ou se o jogador encostar na rede, o time perde o ponto.

Bola fora: a bola cai fora da quadro do adversário.

 

Dia 27 de junho é comemorado o “Dia Nacional do Vôlei”.

Mexendo o corpo contra a osteoporose




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias

Confira também nossos guias


Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone
Ícone