Estilo de Vida


Correr ou sair corendo?

Olá amigos!! Vamos falar de corrida hoje.


Correr é uma ótima atividade física aeróbica. Simples, fácil e democrática. Um bom par de tênis e um lugar legal, pronto, está resolvido. Pode ser In door / out door – com música / sem
música , com ou sem outros aparatos tecnológicos, enfim correr é universal. Confesso que eu, pessoalmente, gosto de correr sem musica e sem tecnologia, porque penso muito durante a corrida,
organizo minha semana, clareio minhas ideias e resolvo várias pendências pessoais e profissionais neste tempo ….. experimente!!

Mas quero lembrá-los que correr tem algum impacto e é realizada com movimentos repetitivos, afinal são centenas e milhares de passadas, que são feitas sempre da mesma forma. Isso faz com que algumas regiões dos membros inferiores possam sofrer com isso. As tendinites, canelites e fraturas por stress não me deixam mentir.

Entretanto, alguns cuidados e recomendações básicas podem te ajudar a ter uma carreira longa na corrida, sem lesões.

1- Uma leve alongada na coluna lombar e nos músculos dos membros inferiores antes e após a corrida ajudará a evitar dores no dia seguinte.
2- Um bom aquecimento antes, como uns polichinelos e uma boa andada rápida, de uns 5 minutos, são interessantes.
3- Associar musculação ou Pilates na sua semana certamente fortalecerá seus músculos que irão proteger suas articulações durante a corrida.
4- O mais importante – não exagerar na quilometragem. Já esta provado que a maior causa de lesão é o excesso de km. Recomendo não ultrapassar 5K. Acima disso não há aumento de benefícios à sua saúde e certamente aumenta muito o risco de lesão.
5- E finalmente, se está muito acima de seu peso ideal, talvez a corrida não seja o exercício ideal pra você neste momento. Caminhada, bike, natação podem ser mais indicados e após uns quilos a menos, ai sim, começar a correr.

Enfim, não saia correndo. Corra com segurança. Além de melhorar sua saúde, irá melhorar seu humor. Boa corrida e até a próxima!!

Dr. Carlos Lopes
Ortopedista esportivo
Créditos: www.drcarloslopes.com.br
Face: https://www.facebook.com/drcarloslopes.com.br/




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias