Colunistas



Correr ou sair corendo?


Olá amigos!! Vamos falar de corrida hoje.


Correr é uma ótima atividade física aeróbica. Simples, fácil e democrática. Um bom par de tênis e um lugar legal, pronto, está resolvido. Pode ser In door / out door – com música / sem
música , com ou sem outros aparatos tecnológicos, enfim correr é universal. Confesso que eu, pessoalmente, gosto de correr sem musica e sem tecnologia, porque penso muito durante a corrida,
organizo minha semana, clareio minhas ideias e resolvo várias pendências pessoais e profissionais neste tempo ….. experimente!!

Mas quero lembrá-los que correr tem algum impacto e é realizada com movimentos repetitivos, afinal são centenas e milhares de passadas, que são feitas sempre da mesma forma. Isso faz com que algumas regiões dos membros inferiores possam sofrer com isso. As tendinites, canelites e fraturas por stress não me deixam mentir.

Entretanto, alguns cuidados e recomendações básicas podem te ajudar a ter uma carreira longa na corrida, sem lesões.

1- Uma leve alongada na coluna lombar e nos músculos dos membros inferiores antes e após a corrida ajudará a evitar dores no dia seguinte.
2- Um bom aquecimento antes, como uns polichinelos e uma boa andada rápida, de uns 5 minutos, são interessantes.
3- Associar musculação ou Pilates na sua semana certamente fortalecerá seus músculos que irão proteger suas articulações durante a corrida.
4- O mais importante – não exagerar na quilometragem. Já esta provado que a maior causa de lesão é o excesso de km. Recomendo não ultrapassar 5K. Acima disso não há aumento de benefícios à sua saúde e certamente aumenta muito o risco de lesão.
5- E finalmente, se está muito acima de seu peso ideal, talvez a corrida não seja o exercício ideal pra você neste momento. Caminhada, bike, natação podem ser mais indicados e após uns quilos a menos, ai sim, começar a correr.

Enfim, não saia correndo. Corra com segurança. Além de melhorar sua saúde, irá melhorar seu humor. Boa corrida e até a próxima!!

Dr. Carlos Lopes
Ortopedista esportivo
Créditos: www.drcarloslopes.com.br
Face: https://www.facebook.com/drcarloslopes.com.br/


Veja Mais...






Conheça todos os nossos colunistas



Dra. Paola Pomerantzeff Dra. Paola Pomerantzeff

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






Dra. Aline Lamaita Dra. Aline Lamaita

Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
Angiologia e Cirurgia Vascular






Lucas Portilho Lucas Portilho

Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






Dra. Kédima Nassif Dra. Kédima Nassif

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.






Carlos Lopes Carlos Lopes

Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






Gustavo Slaib Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!






Juliana Bravo Guerrero Juliana Bravo Guerrero

Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






Miu Paltronieri Miu Paltronieri

Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






Peter Pichnoff Peter Pichnoff

Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






Riani Riani






Wagner Romão Wagner Romão

Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






Maria Fernanda Elias Maria Fernanda Elias






Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.