Colunistas



Dores na coluna


Olá amigos!! Tem ou já teve dor nas costas? Dor na região lombar?


<Dores na coluna

Pois é, se sim,….você não está sozinho. A dor na coluna é a segunda dor mais frequente do corpo humano. Só perde para dor de cabeça. Sei que não conforta muito, mas é um dado interessante. Mas vamos lá….

A região lombar, na coluna, é o local onde todo nosso tronco se prende ás pernas, através da bacia, portanto é um local de extrema sobrecarga mecânica. È a “dobradiça” do corpo. Todo movimento do troco descarrega o peso nesta região.

Por isso 95% das dores nas costas são musculares, isto é, sobrecarga muscular. Sendo assim, as principais causas são: músculos fracos, excesso de peso e posturas inadequadas nas atividades do dia a dia…..ou….todos juntos. Por isso chamamos de lombalgia mecânica ou mecano-postural.

Se entendeu bem esse conceito, já sabe como tratar e resolver de forma mais definitiva essas dores, e tomar remédio não vai resolver por muito tempo.

Na verdade, o uso de remédios ajuda apenas na fase aguda de muita dor, para “apagar o incêndio” e ficar mais confortável. Podem ser usados os anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares….mas lembre-se que isso é paliativo, se não fizer mais nada, jajá estará com dor novamente.

O tratamento definitivo passa por fortalecimento muscular (abdominal e paravertebral), redução de peso, se for o caso, e reeducação postural. O pilates tem sido, atualmente, um excelente coadjuvante no tratamento e prevenção as dores nas costas. Pois, fortalece os músculos mais importantes e ajuda também na flexibilidade local. Associe uma atividade aeróbica para te ajudar na redução de peso e uma correção postural nas suas atividades
diárias….pronto….adeus lombalgia.

Conclusão, mude seu estilo de vida, que até as dores nas costas vão melhorar.
Um abraço – bom treino – e até a próxima.

Dr Carlos Lopes
Ortopedia do esporte
www.drcarloslopes.com.br
www.clinicasaudemoema.com.br


Veja Mais...






Conheça todos os nossos colunistas



Dra. Paola Pomerantzeff Dra. Paola Pomerantzeff

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






Dra. Aline Lamaita Dra. Aline Lamaita

Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
Angiologia e Cirurgia Vascular






Lucas Portilho Lucas Portilho

Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






Dra. Kédima Nassif Dra. Kédima Nassif

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.






Carlos Lopes Carlos Lopes

Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






Gustavo Slaib Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!






Juliana Bravo Guerrero Juliana Bravo Guerrero

Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






Miu Paltronieri Miu Paltronieri

Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






Peter Pichnoff Peter Pichnoff

Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






Riani Riani






Wagner Romão Wagner Romão

Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






Maria Fernanda Elias Maria Fernanda Elias






Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.