Colunistas



Dores na coluna

Olá amigos!! Tem ou já teve dor nas costas? Dor na região lombar?


<Dores na coluna

Pois é, se sim,….você não está sozinho. A dor na coluna é a segunda dor mais frequente do corpo humano. Só perde para dor de cabeça. Sei que não conforta muito, mas é um dado interessante. Mas vamos lá….

A região lombar, na coluna, é o local onde todo nosso tronco se prende ás pernas, através da bacia, portanto é um local de extrema sobrecarga mecânica. È a “dobradiça” do corpo. Todo movimento do troco descarrega o peso nesta região.

Por isso 95% das dores nas costas são musculares, isto é, sobrecarga muscular. Sendo assim, as principais causas são: músculos fracos, excesso de peso e posturas inadequadas nas atividades do dia a dia…..ou….todos juntos. Por isso chamamos de lombalgia mecânica ou mecano-postural.

Se entendeu bem esse conceito, já sabe como tratar e resolver de forma mais definitiva essas dores, e tomar remédio não vai resolver por muito tempo.

Na verdade, o uso de remédios ajuda apenas na fase aguda de muita dor, para “apagar o incêndio” e ficar mais confortável. Podem ser usados os anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares….mas lembre-se que isso é paliativo, se não fizer mais nada, jajá estará com dor novamente.

O tratamento definitivo passa por fortalecimento muscular (abdominal e paravertebral), redução de peso, se for o caso, e reeducação postural. O pilates tem sido, atualmente, um excelente coadjuvante no tratamento e prevenção as dores nas costas. Pois, fortalece os músculos mais importantes e ajuda também na flexibilidade local. Associe uma atividade aeróbica para te ajudar na redução de peso e uma correção postural nas suas atividades
diárias….pronto….adeus lombalgia.

Conclusão, mude seu estilo de vida, que até as dores nas costas vão melhorar.
Um abraço – bom treino – e até a próxima.

Dr Carlos Lopes
Ortopedia do esporte
www.drcarloslopes.com.br
www.clinicasaudemoema.com.br


Veja Mais...