Colunistas



Sobre alimentos que engordam…


Na maioria dos dias sou questionada se algum alimento engorda. Arroz engorda? E o feijão? E brigadeiro?


<Sobre alimentos que engordam…

Se pensarmos friamente, todo alimento, já que possui calorias vai contribuir para o ganho de peso. Mas o que temos que ter em mente, é que o alimento isolado não tem o poder de engordar ou emagrecer. Não é simplesmente incluir ou excluir algum alimento para atingir o seu objetivo. Lógico que a qualidade influencia, mas a quantidade também!

Esqueça a ideia de que se comer um brigadeiro ou uma porção de arroz e feijão, pronto, 1 kg a mais pra conta. Claro, se todo dia você comer uma grande quantidade de brigadeiro, provavelmente seu balanço energético será positivo, ou seja, seu consumo será maior que o seu gasto e aí ocorre o ganho de peso. O mesmo vale para o arroz, ele só vai engordar se estiver em um contexto de balanço energético positivo, se for consumido uma quantidade maior do que o necessário. É preciso olhar a alimentação como um todo!

Alimentos que emagrecem ou engordam, infelizmente (ou felizmente) não existem.

Outra coisa: evite aquelas ideias do tipo: “isso pode… aquilo não pode…” Não devemos esquecer que não existe, por classificação, alimento bom ou ruim. Estamos falando de alimentos!

Não é o alimento que vai te fazer mais saudável ou mais magro. São diversas variáveis que estão envolvidas nesse processo. Antes de sair por ai “cortando” alimentos e fazer mais uma dieta da moda, pense em melhorar a qualidade, diminuir quantidade e/ou frequência e diminuir seu tempo sedentário para aumentar seu gasto calórico.

Não devemos comer tudo, mas sim, de tudo um pouco. Porque sim, temos que abrir mão várias vezes na nossa vida, e isso não significa uma restrição, mas sim um consumo consciente.


Veja Mais...






Conheça todos os nossos colunistas



Dra. Paola Pomerantzeff Dra. Paola Pomerantzeff

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






Dra. Aline Lamaita Dra. Aline Lamaita

Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
Angiologia e Cirurgia Vascular






Lucas Portilho Lucas Portilho

Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






Dra. Kédima Nassif Dra. Kédima Nassif

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.






Carlos Lopes Carlos Lopes

Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






Gustavo Slaib Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!






Juliana Bravo Guerrero Juliana Bravo Guerrero

Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






Miu Paltronieri Miu Paltronieri

Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






Peter Pichnoff Peter Pichnoff

Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






Riani Riani






Wagner Romão Wagner Romão

Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






Maria Fernanda Elias Maria Fernanda Elias






Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.