Estilo de Vida


Sobre alimentos que engordam…

Na maioria dos dias sou questionada se algum alimento engorda. Arroz engorda? E o feijão? E brigadeiro?


Sobre alimentos que engordam…

Se pensarmos friamente, todo alimento, já que possui calorias vai contribuir para o ganho de peso. Mas o que temos que ter em mente, é que o alimento isolado não tem o poder de engordar ou emagrecer. Não é simplesmente incluir ou excluir algum alimento para atingir o seu objetivo. Lógico que a qualidade influencia, mas a quantidade também!

Esqueça a ideia de que se comer um brigadeiro ou uma porção de arroz e feijão, pronto, 1 kg a mais pra conta. Claro, se todo dia você comer uma grande quantidade de brigadeiro, provavelmente seu balanço energético será positivo, ou seja, seu consumo será maior que o seu gasto e aí ocorre o ganho de peso. O mesmo vale para o arroz, ele só vai engordar se estiver em um contexto de balanço energético positivo, se for consumido uma quantidade maior do que o necessário. É preciso olhar a alimentação como um todo!

Alimentos que emagrecem ou engordam, infelizmente (ou felizmente) não existem.

Outra coisa: evite aquelas ideias do tipo: “isso pode… aquilo não pode…” Não devemos esquecer que não existe, por classificação, alimento bom ou ruim. Estamos falando de alimentos!

Não é o alimento que vai te fazer mais saudável ou mais magro. São diversas variáveis que estão envolvidas nesse processo. Antes de sair por ai “cortando” alimentos e fazer mais uma dieta da moda, pense em melhorar a qualidade, diminuir quantidade e/ou frequência e diminuir seu tempo sedentário para aumentar seu gasto calórico.

Não devemos comer tudo, mas sim, de tudo um pouco. Porque sim, temos que abrir mão várias vezes na nossa vida, e isso não significa uma restrição, mas sim um consumo consciente.

Por: Juliana Bravo Guerrero




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias