Colunistas



Conhecendo melhor sua coluna…


A Coluna Vertebral é fundamental para o equilíbrio do corpo humano.


<Conhecendo melhor sua coluna…

Entretanto, todos nós conhecemos pessoas de diversas faixas etárias que reclamam de curvaturas excessivas na coluna, e também de dores nas costas.

Mas quais são as deformidades da coluna vertebral? Existem muitas dúvidas sobre o que é normal e quando devemos procurar um especialista.

As curvaturas, chamadas lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar são curvas fisiológicas, quando dentro dos padrões e valores normais (exemplo: Cifose torácica = 20 a 40 graus, Lordose lombar = 31 a 79 graus). Estes valores podem ser mensurados através de radiografias panorâmicas, e sob orientação.

A lordose e a cifose tornam-se patológicas dependendo da localização e da magnitude da curva. Com relação à escoliose, ela pode ser definida como uma deformidade complexa nos três planos do corpo (frontal, sagital e transverso), ou seja, é uma deformidade tridimensional. O principal componente da escoliose é o desvio anormal no plano frontal (desvio lateral), que deve ser superior a 10 graus, de acordo com a Scoliosis Research Society (entidade científica que estuda as deformidades, além de  pesquisa clínica).

Já com relação à escoliose idiopática, é a deformidade estruturada mais comum, correspondendo a aproximadamente 80% dos casos dentre as
escolioses. Apresenta uma prevalência de 1,9% nas curvas abaixo de 10 graus e 0,5% nas curvas de 20 ou mais graus. A escoliose acontece mais em mulheres, mas a literatura não explica a causa.

Já a cifose torácica aumentada é caracterizada por uma angulação acima da classificação normal (entre 20 e 40 graus). Pode ser simplesmente uma cifose postural, que não é patológica, ou ser um cifose de Scheuermann (patológica). A Cifose de Scheuermann ou juvenil, é um aumento da cifose torácica com características especiais. As características dos corpos vertebrais secundários são: vértebras em cunha, nódulo de Schmorl e as placas terminais irregulares.

Em qualquer desses casos, mesmo sem dor, se informe com seu especialista se há indicação para um tratamento.


Veja Mais...






Conheça todos os nossos colunistas



Dra. Paola Pomerantzeff Dra. Paola Pomerantzeff

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






Dra. Aline Lamaita Dra. Aline Lamaita

Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
Angiologia e Cirurgia Vascular






Lucas Portilho Lucas Portilho

Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






Dra. Kédima Nassif Dra. Kédima Nassif

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.






Carlos Lopes Carlos Lopes

Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






Gustavo Slaib Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!






Juliana Bravo Guerrero Juliana Bravo Guerrero

Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






Miu Paltronieri Miu Paltronieri

Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






Peter Pichnoff Peter Pichnoff

Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






Riani Riani






Wagner Romão Wagner Romão

Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






Maria Fernanda Elias Maria Fernanda Elias






Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.