Colunistas



Vitamina D é a queridinha dos atletas de elite

Saiba porque!


<Vitamina D é a queridinha dos atletas de elite

Apesar de ser um nutriente tão básico, a reputação da vitamina D mudou drasticamente nos últimos anos, já que surgiram cada vez mais evidências
científicas confirmando o seu papel na manutenção da saúde e bem-estar.

Tradicionalmente a vitamina D é associada à saúde óssea e à melhora da densidade mineral óssea, por meio da absorção e deposição de cálcio.
Entretanto, pesquisas mais recentes comprovaram que a vitamina D desempenha um papel importante no aumento da força muscular. Além disso, outros estudos sugerem que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de lesões. E é por isso que os treinadores e os médicos das equipes de elite passaram a rastrear a saúde dos seus atletas com relação à adequação dos níveis de vitamina D. Os primeiros a fazerem isso foram as equipes de futebol americano. Afinal, quando milhões de dólares estão em jogo, todo cuidado é pouco para assegurar que os jogadores adquiram força muscular e sigam com seu desempenho máximo.

Rapidamente, diferentes times dos Estados Unidos adotaram a estratégia e começaram a monitorar os níveis e a ingestão de vitamina D dos jogadores, além de outros aspectos de uma alimentação saudável e da qualidade do sono. Um dos trabalhos mais importantes que levaram as equipes a adotarem essa conduta foi um estudo publicado no American Journal of Sports Medicine (e divulgado no Wall Street Journal) que concluiu que os níveis de vitamina D foram significantemente inferiores nos jogadores que sofreram pelo menos uma fratura óssea.

Apesar de muitas atividades esportivas serem realizadas ao sol, é importante ressaltar que o uso de bloqueador solar impede que a vitamina D seja
sintetizada na pele pela ação da luz ultravioleta. Outra questão importante é que a vitamina D só é encontrada em pequenas quantidades em uma gama limitada de alimentos, como peixes, ovos e leite. Converse com o seu nutricionista ou médico, caso tenha dúvida sobre seus níveis de vitamina D. O monitoramente desse nutrientes é fundamental para que busca um desempenho esportivo ótimo.

Referências: [1] Joseph C. Maroon, Christina M. Mathyssek, Jeffrey W. Bost, et al. Vitamin D Profile in National Football League Players. Am J Sports Med May 2015 vol. 43 no. 5 1241-1245. [2] Rachel Bachman. Elite Athletes Try a New Training Tactic: More Vitamin D. The Wall Street Journal Jan. 25, 2016 . [3] •Shindle MK, Voos JE, Gulotta L, et al. Vitamin D status in a professional American football team. Paper #46. Presented at the 2011 Annual Meeting of the American Orthopaedic Society for Sports Medicine. July 7-10. San Diego.


Veja Mais...