Estilo de Vida


Entenda seu corpo na fase pós-parto

Arcar com a responsabilidade de zelar por uma vida, totalmente dependente, é um desafio enorme! Mas não é o único.


Entenda seu corpo na fase pós-parto

Existe ainda a preocupação de lidar com as novas emoções e de restabelecer o corpo, que encarou muitas transformações ao longo da gestação. Para se ter uma ideia, o útero de uma mulher que nunca teve filhos pesa cerca de 90 gramas e tem o tamanho de uma pera. No último trimestre da gravidez, ele pode chegar a um quilo para abrigar um bebê de 3,5 kg e 52 cm. Isso significa que o abdome cresce até 11 vezes! Por essa e outras razões, é preciso respeitar um período de cerca de 40 dias de recuperação, depois de dar à luz. É o chamado puerpério, conhecido como resguardo ou quarentena, em que nem tudo é permitido – mas nem tão proibido como muita gente diz por aí.

Essa fase, começa com a queda brusca dos níveis hormonais no pós-parto, capaz de provocar desânimo e cansaço, o que torna imprescindível o apoio de ajuda familiar com o baby. Aproximadamente 80% das novas mães experimentam sentimentos de tristeza e insegurança. Esse estado, que costuma durar até 15 dias, é classificado pelos médicos como baby blues. Se o mal-estar persistir e vier associado a problemas de apetite e de sono, falta de concentração e de interesse em qualquer atividade, pode se tratar de depressão pós-parto, que pode assustar pelo nome, mas é super comum e pode ser tratado com auxílio médico!

E é nessa fase que a atividade física pode ajudar e até mesmo salvar uma etapa tão trabalhosa, cansativa e parece não ter fim.. Como? Simples! Só através da atividade física, uma pessoa é capaz de liberar endorfina sem ajuda de medicamentos antidepressivos conseguindo assim largar os “tarja preta”. Atividade salva, cuida e protege você e seu bebê!!!  Encontre algo que você goste de fazer e que se torne constante e eterno na sua vida, assim como seu amor pelo seu bebê!

Por: Miu Paltronieri




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias