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Entenda seu corpo na fase pós-parto


Arcar com a responsabilidade de zelar por uma vida, totalmente dependente, é um desafio enorme! Mas não é o único.


<Entenda seu corpo na fase pós-parto

Existe ainda a preocupação de lidar com as novas emoções e de restabelecer o corpo, que encarou muitas transformações ao longo da gestação. Para se ter uma ideia, o útero de uma mulher que nunca teve filhos pesa cerca de 90 gramas e tem o tamanho de uma pera. No último trimestre da gravidez, ele pode chegar a um quilo para abrigar um bebê de 3,5 kg e 52 cm. Isso significa que o abdome cresce até 11 vezes! Por essa e outras razões, é preciso respeitar um período de cerca de 40 dias de recuperação, depois de dar à luz. É o chamado puerpério, conhecido como resguardo ou quarentena, em que nem tudo é permitido – mas nem tão proibido como muita gente diz por aí.

Essa fase, começa com a queda brusca dos níveis hormonais no pós-parto, capaz de provocar desânimo e cansaço, o que torna imprescindível o apoio de ajuda familiar com o baby. Aproximadamente 80% das novas mães experimentam sentimentos de tristeza e insegurança. Esse estado, que costuma durar até 15 dias, é classificado pelos médicos como baby blues. Se o mal-estar persistir e vier associado a problemas de apetite e de sono, falta de concentração e de interesse em qualquer atividade, pode se tratar de depressão pós-parto, que pode assustar pelo nome, mas é super comum e pode ser tratado com auxílio médico!

E é nessa fase que a atividade física pode ajudar e até mesmo salvar uma etapa tão trabalhosa, cansativa e parece não ter fim.. Como? Simples! Só através da atividade física, uma pessoa é capaz de liberar endorfina sem ajuda de medicamentos antidepressivos conseguindo assim largar os “tarja preta”. Atividade salva, cuida e protege você e seu bebê!!!  Encontre algo que você goste de fazer e que se torne constante e eterno na sua vida, assim como seu amor pelo seu bebê!


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Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






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Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
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Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






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Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






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Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






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Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






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Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






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Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






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Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.