Colunistas



Ômega-3 e exercícios: qual é a relação?


Mas, fique de olho, pois nem todos os ômegas-3 são iguais!


<Ômega-3 e exercícios: qual é a relação?

Os ômegas-3 são considerados gorduras saudáveis e essenciais para uma série de funções no nosso organismo, especialmente relacionadas à manutenção e desempenho do cérebro, visão e coração. Não é a toa, que mais de 30 mil estudos científicos ao longo dos últimos 35 anos demonstram os benefícios do ômega-3 em todos os estágios da vida – desde a concepção até a melhor idade.

E todo esportista sabe que ter a saúde do coração em dia, um visão que não perde o foco e um raciocínio que ajuda a tomar decisões rápidas são capacidades fundamentais para um desempenho ótimo. Uma das melhores maneiras de cooperar com a sua saúde cardiovascular é manter uma dieta baixa em gorduras trans e saturadas e focar em alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, como os ácidos graxos
ômega-3. Várias pesquisas demonstraram que os ácidos graxos ômega-3 desempenham certo papel na manutenção de níveis normais de triglicerídios,
frequência cardíaca e pressão arterial. Organizações de saúde e reguladoras reconhecidas internacionalmente – incluindo a American Heart Association, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), e os Institutos Nacionais da Saúde dos EUA (NIH) – apoiam a recomendação de consumo de peixe e/ou cápsulas de óleo de peixe como parte de uma dieta saudável para o coração. Além disso, cerca de 60% do cérebro humano é composto por gordura, sendo que a maior parte dessa gordura é ômega-3 DHA. Nesse sentido, o DHA afeta a saúde do cérebro em geral e auxilia a comunicação e a conectividade entre as células.

Com relação à visão, as membranas das células da retina também apresentam uma alta concentração de DHA. Em conjunto, EPA e DHA desempenham múltiplas tarefas ao colaborar com a saúde da visão, incluindo o enriquecimento dos tecidos nervosos e das células fotorreceptoras nos olhos. Muitos estudos sugerem que o ômega-3 pode ajudar a proteger os olhos adultos de degeneração macular e síndrome de olhos secos, além de diminuir o risco de pressão alta ocular e glaucoma. Os peixes marinho de águas profundas, como salmão, atum e sardinha, são as principais fontes de ômega-3 EPA e DHA. Para garantir a ingestão do aporte diário recomendado de EPA e DHA, muitas pessoas optam por consumir alimentos enriquecidos com ômega-3 (como sucos e pães) ou suplementos nutricionais.

Mas, fique de olho, pois nem todos os ômegas-3 são iguais!

Ao se comparar as fontes de ômega-3, é importante entender que esse tipo de ácido graxo essencial vem em diferentes formas: fontes marinhas, como o peixe, fornecem ômega-3 EPA e DHA, enquanto fontes vegetais, tais como a linhaça, fornecem ômega-3 ALA. Os benefícios à saúde atribuídos ao ômega-3 baseiam-se nas funções do EPA, DHA e ALA no corpo – e todos eles atendem a diferentes funções na saúde. Por isso, procure no rótulo, principalmente a quantidade de DHA, considerado o ômega-3 “mais nobre”.

Converse com o seu nutricionista ou médico, caso tenha dúvida sobre seus níveis de DHA. O monitoramente desse nutrientes é fundamental para que busca um desempenho esportivo ótimo.

Referências: [1] Joseph C. Maroon, Christina M. Mathyssek, Jeffrey W. Bost, et al. Vitamin D Profile in National Football League Players. Am J Sports Med May 2015 vol. 43 no. 5 1241-1245. [2] Rachel Bachman. Elite Athletes Try a New Training Tactic: More Vitamin D. The Wall Street Journal Jan.  5, 2016 . [3] •Shindle MK, Voos JE, Gulotta L, et al. Vitamin D status in a professional American football team. Paper #46. Presented at the 2011 Annual Meeting of the American Orthopaedic Society for Sports Medicine. July 7-10. San Diego.

Por: Maria Fernanda Elias


Veja Mais...






Conheça todos os nossos colunistas



Dra. Paola Pomerantzeff Dra. Paola Pomerantzeff

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






Dra. Aline Lamaita Dra. Aline Lamaita

Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
Angiologia e Cirurgia Vascular






Lucas Portilho Lucas Portilho

Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






Dra. Kédima Nassif Dra. Kédima Nassif

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.






Carlos Lopes Carlos Lopes

Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






Gustavo Slaib Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!






Juliana Bravo Guerrero Juliana Bravo Guerrero

Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






Miu Paltronieri Miu Paltronieri

Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






Peter Pichnoff Peter Pichnoff

Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






Riani Riani






Wagner Romão Wagner Romão

Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






Maria Fernanda Elias Maria Fernanda Elias






Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.