Colunistas



Corrida de rua


E aí, preparado para mais uma temporada de treinos e provas, buscar novas metas e recordes?


<Corrida de rua

O crescimento de praticantes de corrida de rua é fato e com as mídias sociais as pessoas acabam se baseando no que muitos atletas profissionais fazem, mas esquecem que um profissional se dedica em tempo integral para aquilo, ou seja, temos que levar em consideração nossos objetivos como amadores, tempo para treinar, recuperar, família e muito mais.
Um profissional durante o seu dia tem sessão de fisioterapia, recovery, consulta medica e treinamento de força, e é esse treino de força que vamos falar um pouco mais.
O treino de força para corredores pode ter o intuito de prevenção e ou melhora de performance. Eu como professor de Educação Física, sou adepto aos treinos de musculação como um complemento importantíssimo.
Aí me dizem: mas eu não tenho tempo pra isso! Então eu respondo: vamos rever seus objetivos, seu planejamento de treinos e entender quais são as prioridades.

O fortalecimento geral com o intuito de prevenção é importante principalmente para os praticantes iniciantes, buscando uma melhora na sua postura durante a corrida e também permitindo uma maior proteção das articulações que recebem o impacto da corrida.
Nos treinos de força resistida específicos, o objetivo é melhorar a performance, gerando mais força às musculaturas envolvidas, o que permitirá ao corredor responder melhor aos estímulos, principalmente nos momentos de maior fadiga muscular. No final de uma prova, por exemplo, onde o atleta se encontra muito cansado, ele poderá exigir um pouco mais de si, com uma mecânica mais eficiente, tendo assim uma maior economia de energia.
Esses treinos geralmente são intensos, realizando poucos exercícios, com cargas altas, poucas repetições e maiores intervalos, por isso a importância de um bom planejamento para que o mesmo não venha a gerar o resultado contrario, sobrecarregando o atleta fazendo com que ele não renda o desejado ou até mesmo se machucando.
Existem diversos tipos de treinos, como força, potência, pliometria, e que bem planejados vão auxiliar, não só na prevenção de lesões, mas também na melhora da performance.
Num próximo momento volto para falar um pouco mais, e de forma detalhada sobre os vários tipos de treinos de força resistida que podem ser feitos.
Lembrem-se, o descanso é uma parte importante da prescrição e que muitos deixam isso de lado, escolha um bom treinador, se alimente bem, recupere, cuide do seu corpo pois, ele é o seu maior patrimônio.

Grande abraço,

Peter Pichnoff


Veja Mais...






Conheça todos os nossos colunistas



Dra. Paola Pomerantzeff Dra. Paola Pomerantzeff

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






Dra. Aline Lamaita Dra. Aline Lamaita

Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
Angiologia e Cirurgia Vascular






Lucas Portilho Lucas Portilho

Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






Dra. Kédima Nassif Dra. Kédima Nassif

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.






Carlos Lopes Carlos Lopes

Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






Gustavo Slaib Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!






Juliana Bravo Guerrero Juliana Bravo Guerrero

Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






Miu Paltronieri Miu Paltronieri

Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






Peter Pichnoff Peter Pichnoff

Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






Riani Riani






Wagner Romão Wagner Romão

Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






Maria Fernanda Elias Maria Fernanda Elias






Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.