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Corrida de rua

E aí, preparado para mais uma temporada de treinos e provas, buscar novas metas e recordes?


<Corrida de rua

O crescimento de praticantes de corrida de rua é fato e com as mídias sociais as pessoas acabam se baseando no que muitos atletas profissionais fazem, mas esquecem que um profissional se dedica em tempo integral para aquilo, ou seja, temos que levar em consideração nossos objetivos como amadores, tempo para treinar, recuperar, família e muito mais.
Um profissional durante o seu dia tem sessão de fisioterapia, recovery, consulta medica e treinamento de força, e é esse treino de força que vamos falar um pouco mais.
O treino de força para corredores pode ter o intuito de prevenção e ou melhora de performance. Eu como professor de Educação Física, sou adepto aos treinos de musculação como um complemento importantíssimo.
Aí me dizem: mas eu não tenho tempo pra isso! Então eu respondo: vamos rever seus objetivos, seu planejamento de treinos e entender quais são as prioridades.

O fortalecimento geral com o intuito de prevenção é importante principalmente para os praticantes iniciantes, buscando uma melhora na sua postura durante a corrida e também permitindo uma maior proteção das articulações que recebem o impacto da corrida.
Nos treinos de força resistida específicos, o objetivo é melhorar a performance, gerando mais força às musculaturas envolvidas, o que permitirá ao corredor responder melhor aos estímulos, principalmente nos momentos de maior fadiga muscular. No final de uma prova, por exemplo, onde o atleta se encontra muito cansado, ele poderá exigir um pouco mais de si, com uma mecânica mais eficiente, tendo assim uma maior economia de energia.
Esses treinos geralmente são intensos, realizando poucos exercícios, com cargas altas, poucas repetições e maiores intervalos, por isso a importância de um bom planejamento para que o mesmo não venha a gerar o resultado contrario, sobrecarregando o atleta fazendo com que ele não renda o desejado ou até mesmo se machucando.
Existem diversos tipos de treinos, como força, potência, pliometria, e que bem planejados vão auxiliar, não só na prevenção de lesões, mas também na melhora da performance.
Num próximo momento volto para falar um pouco mais, e de forma detalhada sobre os vários tipos de treinos de força resistida que podem ser feitos.
Lembrem-se, o descanso é uma parte importante da prescrição e que muitos deixam isso de lado, escolha um bom treinador, se alimente bem, recupere, cuide do seu corpo pois, ele é o seu maior patrimônio.

Grande abraço,

Peter Pichnoff


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