Estilo de Vida


Vamos falar de corrida?

Uma atividade praticada por grande parte das pessoas fisicamente ativas nos dias de hoje, democrático, sem grandes necessidades de estruturas ou aparelhagem, apenas um bom tênis e muita consciência e respeito ao próprio corpo.


Vamos falar de corrida?

Por isso, quando me perguntam sobre treinamento de corrida, não são as periodizações, tipos de treinos , fórmulas ou coisas do tipo que me veem a cabeça mas, sim, como posso passar esse tipo de treino mantendo ao máximo a integridade física da pessoa, por se tratar de uma atividade física com alto impacto nas articulações e também por não ter tanta atenção ou a devida orientação de quem a prescreve.

Existem muitas maneiras de prolongarmos a prática da corrida e obtermos seus diversos benefícios à saúde.

Para mim uma das maneiras mais importantes de se prevenir lesões na corrida e em outras práticas esportivas vem através de um bom fortalecimento muscular na academia.

Esse fortalecimento geral nos proporciona uma melhor resposta dos nossos ossos, músculos e articulações.

Além disso teremos uma melhora significativa da qualidade nos treinos específicos, aumento da força, potência, melhora na mecânica, economia de energia e consequentemente uma melhora no desempenho durante a corrida, trazendo assim melhores resultados em distância e tempo.

Outra maneira de prevenir um desgaste ou impacto maior nas articulações e musculatura, é priorizar corridas em grama, terra, pista de atletismo ou esteira, além de algumas outras particularidades que cada um desses tem, como por exemplo de realizar treinos intervalados na esteira com o intuito de manter sempre um mesmo ritmo.

Enfim, faça seu treino sempre pensando em cuidar da sua saúde também. Em breve estou de volta com mais dicas de corrida, treinos, educativos e mais!!

Peter Pichnoff é professor de Educação Física, tem 34 anos, é ex-atleta olímpico de Remo.




Clique aqui e veja todas as matérias

Veja Mais...








Clique aqui e veja todas as matérias