Colunistas



Vamos falar de corrida?


Uma atividade praticada por grande parte das pessoas fisicamente ativas nos dias de hoje, democrático, sem grandes necessidades de estruturas ou aparelhagem, apenas um bom tênis e muita consciência e respeito ao próprio corpo.


<Vamos falar de corrida?

Por isso, quando me perguntam sobre treinamento de corrida, não são as periodizações, tipos de treinos , fórmulas ou coisas do tipo que me veem a cabeça mas, sim, como posso passar esse tipo de treino mantendo ao máximo a integridade física da pessoa, por se tratar de uma atividade física com alto impacto nas articulações e também por não ter tanta atenção ou a devida orientação de quem a prescreve.

Existem muitas maneiras de prolongarmos a prática da corrida e obtermos seus diversos benefícios à saúde.

Para mim uma das maneiras mais importantes de se prevenir lesões na corrida e em outras práticas esportivas vem através de um bom fortalecimento muscular na academia.

Esse fortalecimento geral nos proporciona uma melhor resposta dos nossos ossos, músculos e articulações.

Além disso teremos uma melhora significativa da qualidade nos treinos específicos, aumento da força, potência, melhora na mecânica, economia de energia e consequentemente uma melhora no desempenho durante a corrida, trazendo assim melhores resultados em distância e tempo.

Outra maneira de prevenir um desgaste ou impacto maior nas articulações e musculatura, é priorizar corridas em grama, terra, pista de atletismo ou esteira, além de algumas outras particularidades que cada um desses tem, como por exemplo de realizar treinos intervalados na esteira com o intuito de manter sempre um mesmo ritmo.

Enfim, faça seu treino sempre pensando em cuidar da sua saúde também. Em breve estou de volta com mais dicas de corrida, treinos, educativos e mais!!

Peter Pichnoff é professor de Educação Física, tem 34 anos, é ex-atleta olímpico de Remo.


Veja Mais...






Conheça todos os nossos colunistas



Dra. Paola Pomerantzeff Dra. Paola Pomerantzeff

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).






Dra. Aline Lamaita Dra. Aline Lamaita

Cirurgiã Vascular, Angiologista e membro da Sociedade Brasileira de
Angiologia e Cirurgia Vascular






Lucas Portilho Lucas Portilho

Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp.






Dra. Kédima Nassif Dra. Kédima Nassif

Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.






Carlos Lopes Carlos Lopes

Dr Carlos Lopes, 50 anos, médico-ortopedista, especialista em ortopedia do esporte. Ex-atleta de natação, atual praticante amador de corrida, bike e funcional. Mas muito disciplinado. Instagram: drcarloslopesortopedista, site: www.drcarloslopes.com.br






Gustavo Slaib Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!






Juliana Bravo Guerrero Juliana Bravo Guerrero

Juliana Guerrero, 32 anos, nutricionista, especialista em fisiologia do exercício e nutrição funcional. Informação baseada em ciência, sem modismos. Acredita que é possível ser saudável e comer com prazer!






Miu Paltronieri Miu Paltronieri

Miu Paltronieri, especialista em atividade física na gravidez e no pós parto, 36 anos com 2 filhos que praticam comigo vários esportes como surf, calistenia, luta e Crossfit






Peter Pichnoff Peter Pichnoff

Peter Pichnoff é professor de Educação Física 34 anos, sócio em uma Assessoria Esportiva (GP Coaching , RJ) remador profissional e praticante de triathlon.






Riani Riani






Wagner Romão Wagner Romão

Wagner Romão é triatleta, Major do Exército, professor de Educação física e técnico de triathlon nível I pela CBTri. Integrou as delegações nacionais nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e Jogos Panamericanos Rio 2007 e Guadalajara 2011.






Maria Fernanda Elias Maria Fernanda Elias






Juliana Menezes Juliana Menezes

Juliana Menezes, 43 anos, fisioterapeuta especializada no Método RPG (Reeducação Postural Global), pós-graduada em Anatomia Humana e especialista em Terapia Manual pela ACNT de Sydney / Austrália. Trabalha com coluna vertebral há 19 anos.