Colunistas



Riani Costa

Um pouco de Luiz Augusto Riani Costa, ou simplesmente Riani...


<Riani Costa

Nasci no interior de São Paulo em uma imensa e gostosa família italiana, o primeiro de 5 irmãos e de quase 40 primos! Com pai médico e mãe assistente social, ambos dedicados ao cuidado de tudo e de todos, não seria surpresa se eu resolvesse seguir o mesmo caminho.

Comecei cuidando dos irmãos, primos, familiares, amigos . . . cresci me dedicando àqueles que de alguma forma precisassem de algum tipo de ajuda e a opção pela medicina aconteceu naturalmente.

O passo seguinte foi o despertar do prazer em ensinar e orientar. Na escola reunia os colegas para esclarecer as dúvidas, ensinar os conceitos mais complexos, buscando sempre um clima leve, alegre e descontraído. O primeiro trabalho da minha vida foi como professor de química e biologia em cursinhos pré-vestibular, ainda calouro, aos 18 anos de idade, fundamental para que eu pudesse deixar o ninho da família Riani em Rio Claro e partir para Campinas, realizando o sonho de fazer o curso de graduação em Medicina na Unicamp.

Durante a faculdade me empolgava com cada aula, foi complicado escolher uma especialidade médica para dedicar o resto da minha vida! Mas encontrei uma alternativa, acabei escolhendo TODAS: fiz residência em Medicina Interna na Unicamp, me tornando um tipo de Dr. House, mas do bem! Vivi 3 anos incríveis desenvolvendo o raciocínio crítico e diagnóstico em diversas doenças, lutando pela vida em todos os níveis. Fui para a UTI, onde essa luta era travada em sua máxima intensidade, mas após alguns anos notei que estava no lado inverso, no final da linha, tentando corrigir o que na realidade nem mesmo deveria ter acontecido. Convivi com pacientes que venceram as mais graves doenças, revelando uma capacidade de
reação, força e resistência quase inacreditáveis . . . pessoas com uma saúde conquistada ao longo da vida através da atividade física que superaram os maiores desafios que nosso corpo poderia suportar! Essa experiência abriu minha mente para um novo desafio e experimentei em mim os benefícios de um estilo de vida saudável, mudando de maneira definitiva os meus hábitos, as minhas percepções, as minhas sensações e a minha profissão. Com 25 kg a menos e muitas certezas a mais, encontrei a melhor resposta para aquilo que há tempos buscava: saúde com qualidade de vida é algo que deve ser construído desde sempre e preservado como nunca.

Fiz a pós graduação em Medicina Esportiva na Faculdade de Medicina da USP e comecei minhas atividades no Instituto do Coração (InCor), logo iniciando meus trabalhos com reabilitação na Escola de Educação Física e Esporte da USP, onde atuo como médico e pesquisador, desenvolvendo pesquisas em atividade física, saúde e performance. Trabalho com medicina diagnóstica no laboratório Alta, do grupo dasa, realizando testes de esforço e dou aulas em cursos de graduação e de pós graduação em diversas universidades, como USP, Unicamp, Unifesp, Unicid, São Judas Tadeu, Uninove, FMU, Estácio, HZM e USCS. Na Casa do BemStar Márcio Atalla atendo como médico do esporte, avaliando e acompanhando pacientes que buscam na atividade física uma potente ferramenta capaz de oferecer BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA, prevenindo doenças, protegendo a saúde e desenvolvendo, a cada dia, o máximo potencial que existe dentro de cada um.


Veja Mais...