Colunistas



Gustavo Slaib

Gustavo Slaib, triatleta profissional e empresário, promete trazer dicas para quem quer começar a pedalar, nadar, correr ou fazer os três juntos!


<Gustavo Slaib

Me chamo Gustavo Slaib, estou completando 36 anos de vida, aproximadamente 30 anos de esporte competitivo, 2 filhos ligados no 220v, uma esposa “desligada” no 220v. Meus pais foram atletas estilo anos 70. Na juventude meu pai jogou futebol de praia pelo Botafogo e minha mãe com seus 1,57mts de altura foi levantadora da seleção brasileira de vôlei. Pasmem!

Saiam pela rua correndo de shorts cana longa e tênis power, corriam maratonas bebendo agua e comendo banana. Não se prenderam a modismos, o esporte fazia parte da vida deles e desde o meu nascimento, faz parte da minha.

Comecei com a natação onde, aos 6 anos competi pela primeira vez. Ali senti o gosto de buscar o meu limite, me dedicar a uma rotina de treino, obedecer ao treinador, e todo dia olhar para o relógio, contando segundos, minutos. Aos 7 ganhei minha primeira bicicleta de marcha, incríveis 3 marchas, mas era algo inédito em uma bike aro 20, meu pai fez a adaptação e assim pude acompanhar ele em alguns pedais um pouco mais longos, acho que já fazia uns 15 km com esta idade.

O tempo foi passando, troquei de bikes, segui treinando natação com afinco e aos 12 estreei no triátlon olímpico, saindo da agua junto com os atletas de ELITE da época.
Isso me rendeu uma matéria de meia página na única publicação de triátlon do mundo na época, a americana Triathlete Magazine.

Ai foram 4 anos, competindo num cenário muito amador do esporte, onde provas surgiam e sumiam com a mesma velocidade, patrocinadores eram escassos, até que em 1998 me desiludi e parei.

Retornei em 2004 após um devaneio de réveillon, com muita cachaça na mente, onde eu mais 2 amigos resolvemos que faríamos um Ironman (prova de triátlon de longa distancia) em 5 meses.

Tinha virado marombeiro, fazia boxe e corria as vezes. As bikes eu já tinha vendido, o tempo já não tinha, afinal estava na faculdade e trabalhava em mercado financeiro em período integral.

Tive aproximadamente 100 dias para treinar, e completei o Ironman Brasil em 11:40 minutos, sem muita firula, roupas aerodinâmicas nem nada. Tinha uma Trek 1200 de alumínio com clip e uma roda de carbono. Dai, resolvi que o esporte era minha vida, larguei o trabalho, tranquei a faculdade e passei 1 ano em San Diego, estados Unidos, meca do Triathlon mundial.

Ali, eu vivi o esporte 24hrs, treinava com os melhores do mundo, respirava swim-bike-run, o esporte era respeitado e achei que estava na Disney.
Mas o sonho acabou ao voltar para o Brasil e ver uma realidade onde viver do esporte não era uma opção. Corri como profissional alguns anos dividindo o tempo entre trabalho, treinos e família. Hoje possuo uma loja de Triathlon, administro uma assessoria esportiva e tenho um Bike Café no Rio de Janeiro.

A partir de agora, faço parte do time de colunistas do site do prof. Marcio Atalla e dividirei com vocês algumas abordagens sobre o esporte outdoor e suas nuances, sua magia. Espero contagiá-los!

 

Gustavo Slaib
Administrador de Empresa, Atleta Top 5 em Triathlon Long Distance 70.3 e Estudante de Educação Física
Facebook Gustavo Slaib https://www.facebook.com/gslaib


Veja Mais...