Nutrição


Alimentação pode influenciar no início da menopausa


A alimentação pode ser benéfica ou prejudicial à saúde. Os hábitos alimentares afetam nosso organismo de várias formas. Ajudando a combater ou piorando os sintomas de doenças. Agora, um estudo realizado pela Universidade de Leeds, do Reino Unido, aponta que os alimentos podem influenciar o período inicial da menopausa.

Segundo o estudo, quem consome alimentos saudáveis, costuma entrar na menopausa quase três anos mais tarde dos 51 anos, idade média comum que as mulheres no Reino Unido ou Estados Unidos costumam entrar nessa fase. Já as mulheres que entraram na menopausa um ano e meio mais cedo que essa média, tinham por hábito consumir muito arroz branco e massa feita com farinha refinada.

O estudo se baseou nos dados de 14 mil mulheres do Reino Unido que responderam questionários sobre dieta alimentar e saúde reprodutiva. Quatro anos após que foi realizado, descobriu-se que mais de 900 mulheres que participaram da pesquisa entraram na menopausa de forma natural, sem sofrer causas que poderiam levar a um adiantamento desse período, como câncer, cirurgias ou tratamentos com remédios. Segundo avaliação das próprias participantes, a alimentação influiu e muito na menopausa precoce ou tardia.

O estudo pode ser o primeiro passo para o entendimento dos fatores que afetam a menopausa, especialmente a precoce, que aumenta o risco de doenças cardíacas , ósseas, disfunção sexual, demência e depressão se a dieta for um fator de influência. Já a tardia, nessas condições, foi associada a cânceres de mama, ovário e endométrio.


Veja Mais...