Nutrição


Nova vantagem no consumo de ovos é apontada em estudo


Um novo estudo, realizado por pesquisadores chineses e do Reino Unido e publicado pela revista “Heart”, indica o consumo de um ovo diário como forma de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Cientistas do Centro de Ciências em Saúde da Universidade de Pequim e da Universidade de Oxford avaliaram dados de 512.891 adultos chineses na faixa etária entre 30 e 79 anos, pertencentes a regiões diversas do país, recrutados entre os anos de 2004 a 2008.

Durante a pesquisa, os participantes foram questionados sobre a frequência do consumo de ovos. Dos 416.213 participantes que não possuiam histórico de câncer, diabetes e doenças no coração, apresentaram, pelo período de 9 anos, 83.977 casos de doenças cardiovasculares, sendo que 9.985 desses casos vieram a óbito.

Quando o estudo começou, 13,1% dos participantes disseram consumir ovos e 9,1% não. A conclusão dos autores é que o consumo diário de pelo menos um ovo diminui 18% o risco de doenças cardiovasculares, 26% menos riscos de hemorragias cerebrais e 28% riscos de derrames.

Importante ressaltar que esse consumo deve ser realizado de maneira saudável, de preferência acompanhado de vegetais.


Veja Mais...