Vida e Saúde - Dicas Rápidas



Amnésia é causada por vários fatores


A amnesia não é tão incomum como possa parecer. Geralmente tem por causa mais comum as doenças neurodegenerativas, como por exemplo, o Mal de Alzheimer. Mas existem outros motivos para a perda de memória. A provocada por trauma encefálico, por eplepsia, medicamentos e até por uso excessivo de álcool.

Existe a amnesia global transitória, que ocorre em indivíduos com mais de 50 anos, e pode ser confundida com um ataque de epilepsia ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas nada tem a ver. A pessoa simplesmente perde a noção de onde está e o que está fazendo.

Quem sofre um trauma encefálico também pode desenvolver perda de memória, esquecendo situações do passado ou demonstrando dificuldade em aprender algo novo.

A amnesia provocada por epilepsia pode causar, ao invés das crises comuns, com convulsões, uma perda de memória transitória, onde a pessoa não lembra de fatos ocorridos.

O consumo constante e exagerado de bebidas alcóolicas pode provocar uma
síndrome denominada Wernicke-Korsakoff, causando confusão mental, esquecimento e dificuldades de coordenação ocular. O excesso de medicamentos, principalmente os tranquilizantes, pode igualmente provocar esquecimento nos idosos.


Veja Mais...