Vida e Saúde - Dicas Rápidas



Diabéticos em movimento!


A atividade física é uma recomendação unânime para todas as pessoas que buscam qualidade de vida e saúde. Para os diabéticos, principalmente, a prática regular de um exercício pode auxiliar tanto no tratamento quando na prevenção de complicações.

Exercícios, claro, indicados por especialistas. O que caracteriza o diabete é um aumento da glicemia de jejum e pós-prandial, que resulta da diminuição da secreção de insulina absoluta (como no tipo 1), ou relativa (como no tipo 2), da diminuição da ação da insulina ou de ambas. Desde 1922 vários autores, portanto, verificaram a interação da insulina com a atividade física e os seus benefícios.

Vários estudos demonstram que o treinamento pode aumentar a ação da insulina ou diminuir a resistência a ela. Outras pesquisas mostram que
indivíduos fisicamente ativos têm menos probabilidade de desenvolver diabete do que indivíduos fisicamente inativos.  Sem contar que o exercício pode ser benéfico no controle do estresse, considerado bastante negativo para o controle glicêmico.

Marcio Atalla


Veja Mais...