Estilo de Vida - Dicas Rápidas


Doença silenciosa


A osteoporose, doença que atinge os ossos quando a quantidade de massa óssea diminui, pode ser prevenida com exercícios. Os ortopedistas recomendam a prática de exercícios resistidos regularmente. E como são esses exercícios resistidos? É um trabalho feito com sustentação de carga como andar, dançar, subir escada, esportes com raquetes e exercícios com peso, na musculação.

O treinamento de resistência envolve o uso de força muscular para aumentar a massa muscular e força óssea. O músculo desenvolvido vai agir protegendo os ossos, uma vez que a osteoporose desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Apesar de excelentes para desenvolver a capacidade respiratória, a natação não atua no combate à doença.

O aparecimento da osteoporose está ligado aos níveis de estrógeno do organismo. O estrógeno é o hormônio feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade do que nas mulheres. Ele ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. As mulheres são as mais atingidas pela osteoporose, pois na menopausa os níveis de estrógeno caem bruscamente.

Além da atividade física, é recomendada uma dieta rica com alimentos em cálcio, como leite e seus derivados, verduras (brócolis e repolho), camarão, salmão e ostras. A reposição hormonal após a menopausa também consegue evitar a osteoporose.


Veja Mais...