Vida e Saúde - Dicas Rápidas



Gordura abdominal e seus perigos


A gordura abdominal não causa só problemas estéticos. Afeta de forma mais forte ainda a nossa saúde. Quem é mulher e tem circunsferência abdominal de 88,9 cm e homens de 101,6 cm, devem se precaver, pois os níveis de gordura podem ser perigosos. Essa gordura visceral está relacionada a doenças cardiovasculares, demência e câncer. Quem não está acima do peso, mas tem gordura abdominal, também corre risco.

A gordura visceral é um órgão endócrino que secreta hormônio e acumula substâncias químicas relacionadas a doenças que acometem os mais idosos.

Uma dessas substâncias, denominada proteína ligante de retinol 4 (RBP4), foi identificada através de um estudo sobre doenças coronarianas. O estudo realizado pelo Reino Unido comprovou a relação direta entre essas doenças e o aumento da circunsferência abdominal.

Outros problemas de saúde relacionados ao excesso de gordura no abdome estão a demência, diabetes tipo 2, enxaqueca, câncer de mama , comprometimento das funções do pulmão e mortes prematuras.

Não tem solução mágica, será preciso se entregar a uma alimentação saudável e a exercícios físicos. Os melhores são caminhadas e exercícios de força.


Veja Mais...