Estilo de Vida - Dicas


A gordura tem sua importância!


Apesar do que se pensa, o organismo não pode ficar sem gordura. A gordura é vista como um dos grandes inimigos da nossa saúde. Na verdade, esta substância tem sua importância para o correto funcionamento do corpo, desde que seja consumida na medida certa.

Gorduras são fontes de energia para o corpo e cumprem também outras funções,como participar da construção das células, manter a temperatura do corpo, proteger os órgãos vitais, transportar vitaminas e compor as enzimas, hormônios e substâncias que auxiliam o sistema imunológico.

A gordura, ou lipídeo,pode ser armazenada em vários locais do corpo. Uma parte fica guardada sob a pele, formando os chamados “pneuzinhos”. Existem reservas também dentro da cavidade abdominal, sobre os órgãos, que servem para preencher espaço e protegê-los.

A gordura abdominal é chamada “omental” e é a que oferece mais riscos ao organismo. Quando este acúmulo ultrapassa os limites, pode gerar a chamada síndrome metabólica,que eleva os níveis de glicose,colesterol e pressão arterial.

Portanto, não deixe de ingerir gordura,mas não abuse.

Por Marco de Cardoso


Veja Mais...