Estilo de Vida - Dicas


Cada tipo de leite tem uma finalidade. Entenda…


“O leite tem na sua formação a proteína caseína, que contém carboidrato e todos os aminoácidos necessários, servindo como fonte energética e fornecedor de minerais”, afirma a coordenadora do ambulatório de celulite e obesidade da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ). Veja a seguir os tipos de leite e a finalidade de cada um:

. Leite integral: É o mais gorduroso e possui o maior valor calórico, porém possui a mesma concentração de cálcio do leite desnatado. Pode aumentar o colesterol de pessoas com predisposição a doença.

. Leite desnatado: Para as pessoas em processo de emagrecimento, esta é uma ótima opção pelo menor valor calórico e menor quantidade de gordura dentre eles. Possui baixo teor de colesterol.

. Leite de soja: Possui a proteína isolada de soja, a isoflavona, além de alta concentração de ferro, zinco e vitamina A. É indicado para mulheres na menopausa, pois a isoflavona alivia sintomas como calores e sudorese que ocorrem nessa fase. Não altera os valores do colesterol e é hipoalergênico.

. Leite integral enriquecido com ferro: Esse tipo de leite é indicado para gestantes devido ao quadro de anemia presente nessa fase.

. Leite de soja enriquecido com cálcio: Indicado para os vegetarianos, com o objetivo de prevenir a osteoporose. O tipo de alimentação desse grupo, rica em ácido fítico presente em farelos de trigo e chás, diminui a absorção de cálcio no organismo.

Por Julia Rezende e Daniele Monte


Veja Mais...