Estilo de Vida - Dicas


Como parar de fumar sem ganhar peso?


A interrupção do hábito de fumar é uma decisão que envolve modificações no estilo de vida e no perfil psicológico do indivíduo. Idealmente este processo tem maiores chances de sucesso quando é supervisionado por uma equipe multidisciplinar composta por:

1) Médicos – Para avaliação da situação clínica do indivíduo no momento da interrupção do tabagismo e durante o seguimento. Deverão também diagnosticar e controlar doenças relacionadas à obesidade e ao tabagismo, além de definirem o uso de remédios conforme a necessidade individual (incluindo reposição de nicotina e medicamentos antiobesidade, principalmente os que interferem com a saciedade).
2) Psicólogos – para um apoio psicoterápico
3) Nutricionistas – para uma orientação nutricional individualizada
4) Professores de educação física – para um planejamento de atividade física.

Cabe à equipe que acompanha o paciente ajudá-lo a entender a importância do tratamento, discutindo os métodos a serem usados para alcançar os objetivos propostos.

Parece bem claro que parar de fumar pode levar a um pequeno aumento do peso corporal, mas com uma distribuição de gordura menos nociva para o organismo. Este risco de ganho de peso, entretanto, pode ser controlado ou até mesmo evitado, não devendo se constituir em um empecilho. Os benefícios do abandono do tabagismo são muito maiores do que qualquer possível risco. Entre vários outros, destacamos: diminuição do risco de vários tipos de câncer (pulmão, intestino, bexiga, etc.), melhora da função respiratória com maior capacidade para atividades físicas e redução do risco para doenças cardiovasculares.

Se você está pensando em parar de fumar, não exite, pare agora. Sua saúde agradecerá!


Veja Mais...