Estilo de Vida - Dicas


Corpo e saúde em dia no verão


Desfilar com um corpo perfeito durante o verão é o sonho da maioria das pessoas. Por isso, com a proximidade da estação, todos correm para as academias, querendo perder os quilinhos extras que ganharam durante o inverno. As opções são muitas: spinning, corrida, ginástica localizada, natação, boxe e todas as aulas que as academias oferecem. Mas é importante ressaltar que essa maratona de atividades físicas sobrecarrega o coração e que, por isso, antes de tudo é necessário fazer alguns exames.

De acordo com o Dr. Eduardo Saad, cardiologista especializado em arritmias cardíacas do Instituto Nacional de Cardiologia, o tratamento preventivo para doenças coronarianas é eficaz apenas com uma consulta médica detalhada, além de exames físicos minuciosos. “Na consulta, o paciente pode relatar qualquer história de desmaio, dor no peito, sopro cardíaco, falta de ar excessiva durante o esforço, hipertensão e história familiar de morte súbita e doença cardiovascular. Todos esses são sinais de alerta”, explica. Os exames levam em conta o ritmo do coração e as medidas de pressão arterial.

“Dois terços das mulheres que morrem subitamente não tinham reconhecimento de sintomas cardiovasculares prévios essenciais para a prevenção da doença coronariana”, alerta o Dr. Saad. Segundo o especialista, a morte súbita de origem cardíaca geralmente ocorre durante ou imediatamente após atividade física. Por isso, é importante a abordagem para os problemas que os exercícios sem orientação podem causar, sendo necessários cuidados e exames específicos antes de iniciar atividade física.

O médico alerta que os exames indicados são:

– Eletrocardiograma – Teste simples que detecta e registra atividade elétrica do coração para localizar problemas cardíacos.

– Teste ergométrico (teste da esteira) – Consiste em andar ou correr na esteira ou pedalar na bicicleta ergométrica em esforço crescente, com o monitoramento da atividade cardíaca.

Por Julia Rezende


Veja Mais...