Estilo de Vida - Dicas


Entendendo a pressão alta


Ouve-se muito por aí sobre pressão alta. E é difícil não conhecer alguém da família ou um amigo que sofra deste mal ou que pelo menos se previna dele. E por que a pressão alta, também chamada de hipertensão, é tão perigosa?

O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é “empurrado” contra a parede dos vasos sangüíneos.

Se o sangue encontra qualquer resistência enquanto circula por seus vasos sangüíneos, ele faz mais força contra as paredes de suas artérias, aumentando a pressão arterial e fazendo com que seu coração tenha que bater ainda mais forte.

Poucos passos rumo a doenças cardíacas e derrame. Além do risco de desenvolver problemas nos rins, olhos e sistema nervoso. Visitas regulares ao especialista e verificação constante dos níveis não são dispensáveis, especialmente em casos de fumantes e adeptos do álcool. Lembrando sempre que o valor sistólico (maior) deve estar abaixo de 120 e o valor diastólico (menor), abaixo de 80*.

* Pressão sistólica – pressão do sangue sobre as paredes quando o coração bombeia o sangue. Pressão diastólica – a pressão do sangue entre uma batida do coração e outra.

Equipe Bem Star


Veja Mais...