Estilo de Vida - Dicas


Gomas sem açúcar X cáries


Apesar de não ter nenhum valor nutritivo, os chicletes são paixão de crianças e adolescentes em sua maioria. Muitas vezes, chegam a se tornar uma mania que preocupa pais e dentistas. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos recentemente revela, no entanto, que a goma de mascar sem açúcar pode ser benéfica na prevenção das cáries.

Segundo o estudo, os adoçantes contidos nestes produtos, como o sorbitol, por exemplo, não são metabolizados pelas bactérias que causam as cáries. Assim, a bactéria não consegue produzir o ácido que ajuda a descalcificar o dente. Além disso, mascar chicletes estimula a salivação, e a saliva é anticariogênica (previne as cáries).

É importante lembrar, porém, que o hábito não deve ser mantido em excesso, tanto em quantidade como em duração de mastigação. Passar o dia inteiro mascando chiclete pode ter um efeito negativo. O aspartame, por exemplo, pode causar intolerância. E de nada adianta usar as gomas como coadjuvantes na prevenção de cáries se não houver a higiene adequada, especialmente após as refeições.

Equipe Bem Star


Veja Mais...