Estilo de Vida - Dicas


Sapateado: uma maneira agradável e diferente de garantir um corpo mais forte e saudável…


O moderno sapateado é uma arte que surgiu da fusão de duas vertentes culturais bem distintas. A primeira manifestação do que se conhece hoje como arte do sapatear, foi registrada na Irlanda, durante a Revolução Industrial, onde os operários dos subúrbios irlandeses que tinham o hábito de usar pesados tamancos, costumavam realizar disputas nas ruas, para ver quem conseguia emitir sons e ritmos variados ao bater com as solas dos tamancos no chão.

Os negros africanos trazidos como escravos para os Estados Unidos, também tinham o hábito de utilizar fortes marcações de passos e batidas com os pés nas danças, durante os momentos em que não estavam trabalhando nas fazendas do sul do país. O encontro entre os imigrantes irlandeses e os escravos negros, na América do Norte, deu origem ao sapateado americano, que foi o pai do que hoje podemos chamar de sapateado moderno.

Imortalizado nos grandes musicais de Hollywood por astros como Gene Kelly e Fred Astaire, a técnica do sapateado utiliza também combinações de movimentos de braços e pernas do balé clássico, contribuindo assim para o fortalecimento dos músculos, notadamente das pernas e braços. Os pés também são muito exigidos, pois o toque deles com o chão é que produz o som das melodias rítmicas.

Atualmente, este estilo é praticado em escolas de dança e academias de todo o mundo, sendo um espetáculo que encanta pela beleza plástica. Também é um excelente exercício aeróbico, auxiliando na melhoria da coordenação motora, do sistema cardiorespiratório e fortalecimento dos músculos e articulações. Pode ser praticado por homens e mulheres e por pessoas de todas as idades.

Por Marco de Cardoso


Veja Mais...