Estilo de Vida - Dicas


Sedentarismo é uma das maiores causas de morte no mundo. E como deixar de ser sedentário?


Trinta minutos diários de atividade física pode reduzir em 50% o risco de doença cardíaca, segundo a Organização Mundial de Saúde. Numa celebração do dia mundial da saúde, a OMS divulgou que o sedentarismo é responsável por mais de dois milhões de mortos anualmente. Segundo a OMS, a meia hora de atividade física por dia não precisa ser feita de uma vez só. A orientação é acumular 150 minutos de atividade física na semana. E isso não é difícil de conseguir!

Exercícios como subir escadas ao invés de utilizar elevadores, ou ir caminhando para o trabalho, pedalar no final do dia, estimulam o bem estar físico e mental, diminuindo em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo, como ataque cardíaco, diabetes e obesidade. E também reduzem substancialmente a incidência da hipertensão, estresse e depressão.

A idéia de que sedentário é quem não está treinando forte numa academia é totalmente errônea. Basta um pouco de incentivo e determinação para que a melhora da saúde e prevenção de doenças comece a acontecer. E para convencer de vez as pessoas que o sedentarismo mata, na estatística da OMS, aparece entre uma das dez maiores causas de morte no mundo, entre adultos.

Por Marcio Lima


Veja Mais...