Estilo de Vida - Dicas


Segundo o Inca as estratégias mais eficazes para prevenir o câncer são: alimentação, peso do corpo e prática regular de exercícios físicos…


O inca afirma que o tumor é líder em causa de morte das mulheres brasileiras, e que é possível reduzir em 28% os casos de câncer de mama por meio de uma dieta equilibrada atrelada às atividades com o corpo. 90% das causas de câncer de mama são ambientais. Apenas a minoria tem como influência mais marcante a genética.

Mesmo quando o câncer de mama não é hereditário, nem sempre é possível prevenir todas as causas. Vilões conhecidos como o consumo de álcool e tabaco, além de uma alimentação inadequada têm influência na disseminação de câncer de mama.

O câncer de mama, pelas estimativas do Inca, deve fazer 49 mil novas vítimas ao longo de 2010, sendo que 12 mil delas não vão sobreviver. A taxa de mortalidade, de 24,4%, é quase dez pontos porcentuais acima do que a registrada nos Estados Unidos da América, que é de 15%. O Ministério da Saúde, em levantamento recente, mostrou que o câncer de mama influencia até na mortalidade de mulheres jovens. É a quinta causa de mortalidade na faixa-etária entre 10 e 49 anos.

Especialistas dizem que além da prevenção é preciso o diagnóstico precoce. A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio. O controle da obesidade, problema endêmico de saúde no mundo todo, poderia evitar 19% dos casos totais de câncer

Equipe Bem Star


Veja Mais...