Estilo de Vida - Dicas


Sucos para matar a sede!


Os sucos são sempre bem-vindos, pois é das formas mais saborosas de consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do corpo.

Quando transpiramos perdemos muita água que faz falta para nosso corpo. As atividades corporais acontecem em meio líquido e um corpo desidratado não consegue manter suas funções normais. Mas, através do suor perdemos muito mais do que água, perdemos ainda minerais como magnésio, potássio, fósforo, sódio e, todos eles devem ser repostos também.

Para repor tudo isso, nada melhor do que os sucos naturais. Frutas misturadas à legumes, verduras e até chás, se transformam em verdadeiros coquetéis que refrescam, agradam ao paladar e evitam a desidratação. Que tal trocar todas as latinhas de refrigerante que você toma ao longo do dia por deliciosos sucos naturais? Experimente:

Abacaxi com hortelã: a combinação, além de clássica e deliciosa, é altamente digestiva e diminui os gases retidos no organismo.

Uvas com hortelã e farelo de aveia: ajuda no funcionamento intestinal e na eliminação de gorduras nocivas, como o colesterol e a triglicérides. A uva estimula a digestão e regenera as células do fígado e dos rins.

Abacaxi, figo e gengibre: diminui o colesterol e favorece o trabalho da vesícula biliar.

Maçã e alface: funciona como um antidepressivo leve e vasodilatador, que ativa também a memória e combate a ansiedade e o estresse.

Maçã e brotos: é refrescante, relaxante e rejuvenescedor. Você também pode usar ramos de salsinha, que têm função diurética e adstringente.

Pêra, banana e alface: indicado para quem sofre de insônia.

O suco verde: laranja, couve, maçã, hortelã: fonte de ferro e vitamina C, que ajudam no combate da anemia. Além disso, é muito revigorante a ajuda a limpar as toxinas do organismo.

Com leite ou com água? O preparo de sucos com leite não é recomendado, pois o leite é um alimento de difícil digestão. Além disso, o cálcio do leite e os minerais das frutas e verduras competem no intestino um acaba prejudicando a absorção do outro. Os minerais das frutas ou dos sucos irão se perder. Com água o suco fica mais leve, mais digestivo, mais refrescante e aproveita-se melhor os nutrientes. E não podemos dizer o mesmo do leite, muitas frutas não combinam com o leite, deixando o suco indigesto e com sabor desagradável.

E açúcar? Evite o máximo, aproveite para sentir o sabor das frutas e se tiver que adoçar, prefira o mascavo, demarara ou o mel.

E para terminar: use frutas frescas, da época e evite as polpas: O suco feito de polpas têm cerca de 80% menos nutrientes do que os sucos naturais.

Por Iara Pasqua


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