Estilo de Vida - Dicas


Você já ouviu falar em Síndrome da Fadiga Crônica?


De acordo com o Dr. Leonardo Gama Filho, psiquiatra especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Chefe do Serviço de Saúde Mental do Hospital Municipal Lourenço Jorge (RJ), o cansaço após o sono pode ser um dos sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica, doença caracterizada pelo cansaço físico, mental, ou de ambas as formas, que se prolonga por mais de seis meses comprometendo as atividades ocupacionais do paciente.

“Boa parte dos portadores da síndrome são mulheres com mais de 30 anos. Algumas delas desenvolvem a doença depois de um episódio de resfriado ou algum processo infeccioso. Só que a infecção é curada, mas a indisposição e a fraqueza muscular permanecem”, afirma.

Entre os outros sintomas provocados pelo mal estão as dores de garganta persistentes, gânglios inflamados e dolorosos, dores musculares sem sinais inflamatórios, cefaléias, memória comprometida e dificuldade de concentração. “Por não ter causa conhecida, a doença não tem um tratamento curativo, apenas medidas paliativas que amenizam crises iniciais, como os analgésicos e, devido à correlação com a depressão evitam recaídas, como os anti-depressivos.

Além dos medicamentos, também são indicados exercícios físicos de baixo impacto para estimular a produção de serotonina no organismo, que proporciona a sensação de bem-estar”, acrescenta.

Por Daniele Monte e Julia Rezende


Veja Mais...