Marcio responde



Como compensar as escorregadas na dieta?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Como compensar as escorregadas na dieta?

Quero compensar o que fiz de errado nesse mês: bebi, comi, dormi mal, ou seja, “fiquei todo errado”. Por onde devo começar? Que tipo de exercício pode me fazer recuperar a forma e a disposição mais rápido?

Carlos Arruda, MG

Na verdade, pressa é a única coisa que você não deve ter nesse momento. Determinação, vontade, regularidade. Essas são as palavras de ordem. O que está feito, é passado. Nada vai compensar, amenizar ou mudar isso, e com certeza foi bom, você se divertiu com os amigos e faz parte da vida.

Agora é começar de novo, voltar ao bom e velho hábito de vida que inclui, atividade física regular, pelo menos 5 vezes na semana, e boas escolhas na hora de se alimentar. Aos poucos, o corpo e a saúde voltam ao normal, como se “nada tivesse acontecido”. Querer recuperar o tempo perdido é uma armadilha para se cometer excessos que podem fazer ainda mais mal à saúde. Fazer exercícios exaustivos, no limite, pode provocar, na melhor das hipóteses lesões musculares, ou quadros mais graves, como chances de complicações cardíacas.

Fazer dietas de desintoxicação ou extremamente restritivas confundem o metabolismo e podem provocar hipoglicemia, desidratação, desequilíbrio. Por isso, o ano novo chegou e é hora de recomeçar. Sem pressa, sem desespero. Ainda temos mais um ano pela frente, ou dois, ou três, ou muito mais…


Veja Mais...