Marcio responde



Como poderia me motivar para fazer alguma atividade física?


Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui!


Como faço para ter motivação para praticar exercícios físicos? Acho chato, nunca gostei, mas sinto que está fazendo falta pra minha saúde. Alguma dica?

Carlos Augusto – São Paulo, SP

Acho que se você pensar em quanto vai ganhar em saúde e qualidade de vida, sua motivação já deverá ser enorme. A atividade física reduz drasticamente as chances de desenvolvermos inúmeros fatores de risco, que no futuro vão virar doenças crônicas.

Alguns exemplos são pressão alta, diabetes, obesidade, osteoporose, bem como doenças da cabeça, como depressão, mal de Alzheimer, etc. Além disso, a atividade física é essencial para termos uma vida com mais autonomia nas idades avançadas, por conseguir amenizar o processo de perda de massa óssea e muscular, que acontece com todas as pessoas, de forma espontânea, e que torna muitos idosos dependentes de outras pessoas, até para exercer funções básicas do dia a dia.

Há ainda outra informação relevante: a atividade física é responsável pela liberação de hormônios que promovem uma sensação de bem-estar, a serotonina, o que deve tornar a atividade física regular quase que um vício “do bem”. Mas para isso, é preciso que se inicie, e se mantenha a regularidade, o que aos poucos vai tornar o exercício essencial e parte importante de sua rotina.


Veja Mais...