Marcio responde



Dieta do abacaxi funciona?

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Dieta do abacaxi funciona?

Uma amiga disse que a melhor dieta para depois das festa de fim de ano é a do abacaxi. Que devemos comer apenas abacaxi durante 5 dias, que perdemos tudo que ganhamos durante o fim do ano. O que você acha?

Juliana Azevedo, RJ

Antes de responder à sua pergunta, vale sempre lembrar, mais uma vez, que sou totalmente contra dietas restritivas. O caminho é sempre saber se alimentar, fazer boas escolhas. Mas, é fato que o abacaxi tem suas propriedades, tem seu valor, e deve ser incluído na alimentação de todas as pessoas.

Essa fruta é da família das bromeliáceas, que têm em sua composição a enzima bromelina, utilizada em muitos medicamentos como antiinflamatórios, digestivos e xaropes expectorantes. Essa substância é muito eficiente na digestão das proteínas. Em sua composição também há celulose, que é indispensável no bom funcionamento do intestino, além de ser rica em vitaminas, minerais e fibras solúveis – aquelas que ajudam na redução do colesterol ruim.

Mais um detalhe: o abacaxi tem propriedade diurética e ajuda às pessoas que têm propensão a reter líquidos. Ainda assim, essa fruta não pode emagrecer ninguém por si só, mas deve fazer parte de uma cardápio saudável, e associado à prática de atividade física regular. Para aproveitar todos os benefícios dessa fruta, ela deve ser consumida com regularidade.

Dieta do abacaxi é loucura, prefiro a dieta do bom senso.


Veja Mais...