Marcio responde


Estou com dificuldades de perder peso, mesmo fazendo tudo certinho!

Marcio Atalla responde às suas dúvidas, aqui


Estou com muitas dificuldades de perder peso. Há um mês comecei a caminhar durante 1 hora na esteira e me alimentando de 3 em 3 horas. Tirei o doce, chocolates, bolos, massas, só fiquei com pão integral pela manhã, almoço com muitas verduras e um filé de frango, e 3 torradas à noite. Toda vez que subo na balança, ela mostra peso diferente. Tenho 27 anos, 1,54 m de altura e 53 kg. Quero pesar entre 49 e 50 kg. Estou no caminho certo?

Sara – São Paulo, SP

Percebo pelo seu e-mail um tom de ansiedade, quase um desespero. E isso pode ser terrível num processo de mudança de hábito. Pode atrapalhar, e muito, a sua vontade de emagrecer e ser mais saudável. Mas em primeiro lugar, ponto pra você, por estar fazendo caminhadas todos os dias, e por estar fazendo refeições pequenas. Mas, na verdade, não precisa marcar no relógio a cada 3 horas pra comer, coma quando tiver fome!

Agora, eu pergunto: se há 1 mês você faz a mesma caminhada de 60 minutos, está na hora de mexer nesse estímulo. Ou caminhe mais rápido, ou caminhe mais tempo. Que tal tentar outras atividades que aumentem seu gasto calórico? Natação, ciclismo, iniciar uma corrida de leve…? Outra observação, é com relação à sua alimentação.

Na sua alimentação, me parece que faltam muitos nutrientes. E sem energia, o rendimento na atividade física cai. No almoço, onde está a ótima dupla arroz com feijão? Frango e salada não dá! Essa dieta é a mais antiga e a mais ineficiente de todas. Sem carboidrato, você não vai emagrecer. Nosso corpo usa o carboidrato no processo de queima de gordura.

E mais uma coisa: não suba na balança todos os dia, 10 vezes por dia. Aliás, guarde essa balança por um tempo. A melhor maneira de saber se o que você está fazendo está dando resultado é pelas suas roupas. Se elas ficarem mais folgadas, vá em frente, você certamente está emagrecendo.


Veja Mais...